Segundo o programa “Mesa São Paulo”, os supermercados no Brasil jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Só na Ceagesp (Central de Abastecimento para o Estado de São Paulo), 100 toneladas diárias de alimentos vão para o lixo – e dessas, entre 30% e 50% ainda são próprias para consumo, de acordo com a entidade.
Isso significa que entre 30 e 50 toneladas por dia de comida que poderiam alimentar a população carente são jogadas fora.
Na Tanzânia, um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de apenas 1.100 dólares em 2007 (no Brasil, chegou a 8.402 dólares), as crianças aprendem a sobreviver comendo o que para muitos é asqueroso.
É importante pensar nisso, quando resolver deixar a comida estragar na sua despensa.
O vídeo foi feito por David Lipps, um estudante universitário que trabalha para uma ONG na Tanzânia e disponibilizado no blog Asttro
quando para uns é lixo , para outros é sobrevivencia.
Homem = ignorante, porco.
Isso é lamentáve !!!
E nosso governos continua de braços cruzados, comendo pizza e viajando…tsc tsc.
=/
Ótimo post… vendo essas coisas pensamos melhor em consumo responsável!
Injustiça. Crueldade. Falta de responsabilidade.
Injustiça: Muitas crianças tem muito o que comer, e esbanjam, não dão valor.
Crueldade: enquanto muitos podem comer o que quiser, a hora que quiser, e jogar fora se quiser, essas e tantas outras crianças, passam fome, comem coisas que nós temos nojo.
Falta de responsabilidade: De todos governantes, que em vez de criarem um programa mundial contra a fome e a miséria, ficam preocupados com armas nucleares, programas espaciais.
Cada dia eu tenho mais vontade de ser um animal que julgam ser irracionais, mas na verdade os irracionais somos nós!!!
Caro blogueiro ONeberto é por isso que gosto de seu blog. Tem muito humor e é muito bacana isso, mas postagens como essas eu tiro o chapéu.
É bom colocar as pessoas dentro da realidade. Na verdade, nós não precisamos ir muito longe!
O continente africano é uma miséria, isso vem desde a sua divisão geográfica, onde os europeus não se importaram com todos as etinias existentes gerando conflitos centenários e uma grande exploração de todas as maneiras. Os desenvolvidos dividiram o continente através de seus próprios interesses mesquinhos.
No Brasil, existem milhares de pessoas que vivem de lixões e outras que morrem de fome mesmo.
A desigualdade social é o câncer da humanidade! Alguns casos se conserta em outros não, e assim vidas e vidas se vão…
Posteriormente irei colocar esse vídeo em meu blog, com os devidos créditos como sempre faço.
Forte abraço a todos!
Sou estudante de Geografia, já fiz vários estudos, quando vejo videos como esse temos que PARAR de apenas reclamar e cada um de nós fazer-mos nossa parte!
Peço que divulguem esse video como estou fazendo agora!
Lamentável um desperdício desse país quando poderiamos ajudar um país como o da Tanzânia !
Se ao menos o congresso criasse uma lei, em que os supermercados ou restaurantes podessem doar os alimentos que sobrassem sem ter risco de serem processados por advogados aproveitadores se algum mal acontecesse a alguém, talvez amenizaria a fome de muitos.
a fome é muito maior do que se pode imaginar. Este problema é social.
mas se eu comer a comida que vou jogar fora ele irão continuar morrendo de fome, não?
mas é lamentável!
A ta bons seus almas maravilhosas nenhum de vocês que comento ai faz %!@$&@#nenhuma pra melhorar isso ou vcs acham que colocar fotos de crianças passando fome no orkut contribui com a sociedade, a faça me o favor guardem suas lindas palavras pra vocês vcs naum tem ideia do que é passar fome na vida!!!
Concordo com o que o cara falou aí embaixo 😉
tambem concordo com o cara ae de baxo
Também concordo, agora o mais importante é cada um pensar o que pode fazer pra mudar isso, não da tanzania claro, mas das pessoas que passam fome bem mais perto de nós.
Enquanto isso acontece, tem madame preocupada em fazer festa de aniversário para cachorro (com cobertura televisiva). Infelizmente, vivemos num mundo individualista que só se preocupa com bens materiais, mede as pessoas por suas posses e não pelo caráter.
Pior que existe aquele lance de que caso uma pessoa passe mal com comida doada que seria descartada, a pessoa pode processar quem doou! Por isso tb as empresas e pessoas tem receido né! Acho um absurdo!
Contratar uns desses aí do vídeo pra dedetizar minha região.
Vou querer o meu bem passado!
ZEZÃO zezão.. vc é maaaaaaaal.. os minininhos la com fome e vc fazendo piadinha! rs
É bem como disseram….
É bonito ficar pagando de bonzinho, de meter o pau nos governantes, ficar falando mal dos outros….
Mas quantos de vocês, REALMENTE fazem ou pretendem fazer algo para mudar essa situação??
Ficar colocando vídeos, fotos, frases bonitinhas, não mudam em nada a situação… dizer que é questão de conscientização, que se todos fizerem algo, poderemos mudar isso, É BALELA…. pra mudar isso não basta falar… tem que agir….
Gostaria de saber se alguém aí realmente pretende fazer algo, além de ficar falando: “coitadinhos”, “temos que fazer algo”, “isso não pode continuar”….
Ah e se querem saber, eu já faço algo nesse sentido a alguns anos…
Eu e mais uns 10 voluntários da paróquia que eu frequento, fazemos uma vez por mês um almoço, para ser distribuido aos moradores de rua daqui da minha cidade….
PENSE NISSO!!!
Vocês estão levando para o outro lado!
A questão não é ficar bancando de bonzinho por colocar fotos, vídeos ou o que for, isso não vem ao caso.
Ficar falando mal do governo também não resolve, ficar falando mal do próximo, pior ainda.
O importante é entender que o problema é e sempre será complexo. Já falei no outro comentário que tudo começou com a divisão do continente africano.
Não só da África, foram várias colônias espalhadas pelo mundo.
Outra coisa: se Igreja, templo, religião de uma forma geral resolvesse o estrago que foi feito na humanidade por conta de conflitos religiosos (políticos), já seria um começo. Mas nós sabemos que não é assim!
Concordo que agir é bem melhor que falar, mas entender o problema e sair da concepção da mídia, vai fazer a sua ação 100% melhor!
Não vejo nada de mais nisso…
Não é um rato de esgoto.. é um rato do mato…
muita gente quando era pequena matava pardalzinho pra comer tbm..
eu sei que lá eles passam fome e etc mas… se eu não jogar minha comida fora.. muda alguma coisa?
o nosso governo ajuda outras nações nesse sentido?
nosso governo não sabe nem cuidar do próprio nariz, quanto mais dos outros
comprar menos comida não muda NADA…
ela vai apodrecer igual, na minha geladeira, na prateleira ou no lixo…
ahh,quer saber de uma coisa?? deixa os moleques comerem o rato burguer deles e vão se %!@$&@#todos vcs.
fuiii!!!!!!
A sua nacionalidade é tão somente um acidente de nascença. Os garotos nasceram na África, são governados por ditadores, aproveitadores e vivem numa região vilipendiada através dos séculos.Azar o deles.Eu já me considero azarado por ter nascido no Brasil e não na Noruega.
PESSOAL DO BUTECO, acho que a iniciativa de colocar um vídeo desse tipo no blog é fantástica… olhar pra nosso umbigo é muito fácil, dizer que a culpa é do governo é mais fácil ainda… Vídeos como esses precisam nos chocar SIM, nos comover SIM, nos mudar SIM…
PRECISAMOS VALORIZAR NOSSO RECURSOS NATURAIS SIM E COMER DE FORMA CONSCIENTE!
Amigos, peço permissão para postar esse vídeo tb no BigJappa. Claro que identificarei o autor e osite de onde tirei. Abraço e fico no aguardo.