Lembre deste vídeo quando for jogar comida fora

Tem coisas que acontecem no nosso dia-a-dia que nem damos importância, como por exemplo, o desperdício de alimentos.

Segundo o programa “Mesa São Paulo”, os supermercados no Brasil jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Só na Ceagesp (Central de Abastecimento para o Estado de São Paulo), 100 toneladas diárias de alimentos vão para o lixo – e dessas, entre 30% e 50% ainda são próprias para consumo, de acordo com a entidade.

Isso significa que entre 30 e 50 toneladas por dia de comida que poderiam alimentar a população carente são jogadas fora.

Na Tanzânia, um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de apenas 1.100 dólares em 2007 (no Brasil, chegou a 8.402 dólares), as crianças aprendem a sobreviver comendo o que para muitos é asqueroso.

Dados da ONU mostram que o Brasil desperdiça 1,4% do Produto Interno Bruto (a soma de toda a riqueza o que o país produz em um ano). São cerca de R$ 17 bilhões jogados no lixo, quantia que pagaria a alimentação de 35 milhões de brasileiros.

É importante pensar nisso, quando resolver deixar a comida estragar na sua despensa.

O vídeo foi feito por David Lipps, um estudante universitário que trabalha para uma ONG na Tanzânia e disponibilizado no blog Asttro

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!