Quem vê toda preparação para realizar uma edição de jogos olímpicos nem imagina que tudo aquilo pode se transformar em lixo. Provas disso são algumas instalações de jogos de verão e inverno que viraram verdadeiras sucatas.
Conteúdo desta matéria
Torre de salto de esqui, Jogos Olímpicos de Inverno de Cortina D” Ampezzo, Itália, 1956Pista de Bobsleigh, 1984Jogos olímpicos de Berlim, 1936Vila Olímpica, Atenas, 2004Arena de volei de praia, Pequim, 2008Piscina Olímpica de Atenas, 2004Parque de caiaque e canoagem de Atenas, 2004Vila Olímpica de Berlim, 1936Salto de esqui, Sarajevo, 1984Mascotes dos jogos olímpicos de Pequim, 2008Piscina dos jogos olímpicos de Berlim, 1936Quadra de tênis dos jogos olímpicos de Atlanta, 1996Complexo olímpico dos jogos de Moscou, 1980Entrada do complexo de Sochi, jogos de inverno, 2014Parada de trem no Estádio Olímpico de Munique, 1972Vila Olímpica de Berlim, Olimpíada de 1936Ginásio de Taekwondo, Atenas, 2004Vila Olímpica de Berlim, Olimpíada 1936Piscina, Atenas, Olimpíada de 2004Estádio Olímpico de Atlanta, 1996 (implodido para dar lugar a um estacionamento)Piscina olímpica de cidade do México, 1968
Torre de salto de esqui, Jogos Olímpicos de Inverno de Cortina D” Ampezzo, Itália, 1956
Pista de Bobsleigh, 1984
Jogos olímpicos de Berlim, 1936
Vila Olímpica, Atenas, 2004
Arena de volei de praia, Pequim, 2008
Piscina Olímpica de Atenas, 2004
Parque de caiaque e canoagem de Atenas, 2004
Vila Olímpica de Berlim, 1936
Salto de esqui, Sarajevo, 1984
Mascotes dos jogos olímpicos de Pequim, 2008
Piscina dos jogos olímpicos de Berlim, 1936
Quadra de tênis dos jogos olímpicos de Atlanta, 1996
Complexo olímpico dos jogos de Moscou, 1980
Entrada do complexo de Sochi, jogos de inverno, 2014
Parada de trem no Estádio Olímpico de Munique, 1972
Vila Olímpica de Berlim, Olimpíada de 1936
Ginásio de Taekwondo, Atenas, 2004
Vila Olímpica de Berlim, Olimpíada 1936
Piscina, Atenas, Olimpíada de 2004
Estádio Olímpico de Atlanta, 1996 (implodido para dar lugar a um estacionamento)
Brasil vai quebrar (ainda mais) igual a Grécia…
Aí você se pergunta, porque não fazem esta merda sempre no mesmo lugar?
Existe um motivo muito claro para tanta gente querer sediar os jogos e depois abandonar. Um dia os jogos serão também abandonados por não haver tanta transparência nesse tipo de coisa. Uma pena.
Fico vendo essas arenas de natação e ciclismo, tipo de esporte que não dá público fora das olimpíadas. Certamente futuros elefantes-brancos para o Brasil.
Pior ainda, farão uma licitação daqui uns anos para a demolição de tudo… e a conta ainda sobra pra quem??
Por isso que agora, a maioria das instalações são temporárias. Não tem porque serem permanentes.
Pode notar que as fotos são de jogos antigos, menos Sochi,mas era só o asfalto que estava quebrado. Não tem abandono em Whistler, CA, ou Londres, por exemplo.No Rio, várias instalações são temporárias.
Os estádios de natação e ciclismo são estruturas temporárias que após as olimpíadas serão desmontadas pra virar entre outras coisas escolas (as estruturas pré moldadas de concreto foram feitas pensando no uso posterior). São estruturas temporárias também as quadras de tênis (exceto a principal), volei de praia, algumas arenas no complexo de deodoro. Nesse ponto especificamente a olimpíada foi pensada decentemente. Praticamente só nesse ponto.
Tinha que ser proibido esportes que exigem construções específicas e que com certeza não serão utilizadas depois do evento. Exemplos: caiaque, beisebol, surf (estão querendo incluir, exigindo piscina que produz ondas).
O COI já está em dificuldades de encontrar países desenvolvidos que queiram os jogos.
Aí você pensa, gastam horrores na construção disso tudo, e vem com aquela balela de pira olímpica pequena para salvar o mundo.
É como o cara pedir um X-Tudo comer com maionese com uma Coca Diet. Pra não engordar.
O estadio de Atlanta foi adaptado e usado por um bom tempo pelo Atlanta Braves (baseball), mas fizeram um estadio mais moderno e demoliram o antigo, coisa que é comum nos EUA
CORREÇÃO!!!
O ESTÁDIO OLÍMPICO DE ALTANTA 1996 NÃO FOI IMPLODIDO. AQUELE QUE DEU LUGAR À EXPANSÃO DO ESTACIONAMENTO LOCAL ERA O ANTIGO ESTADIO DE BASEBALL DO ATLANTA BRAVES. O TIME SE MUDOU JUSTAMENTE PARA O ESTÁDIO OLÍMPICO, QUE APÓS OS JOGOS, COMO PROJETADO INICIALMENTE, FOI REAPROVEITADO E ADAPTADO NO ATUAL ESTÁDIO DO TIME, O ‘TURNER FIELD’.
***IDÉIA E PROJETOS PENSADOS NO FUTURO, DIFERENTEMENTE DAS DEMAIS FOTOS APRESENTADAS***
Berlin ainda está em condição de uso.
É saber reutilizar, aqui em Sydney o Olympic Park sempre foi muito bem utilizado para jogos, feiras, eventos enfim tudo possivel, deviamos nos espelhar em casos de sucesso nao torcer pro pior como na maioria dos casos
Gente faça- me um favor!!! Já é pensado à décadas em se fazer construções olimpíadas mais sustentáveis.
Da um desconto para Berlim, Sarajevo. O primeiro tem quase cem anos e passou por uma guerra que quase não sobrou uma parede em pé. O segundo também passou por mudanças radicais nas últimas décadas, inclusive envolveu-se em guerra.