A imagem foi utilizada sem qualquer aviso ou pagamento, isto porque foi publicada na Internet sob a licença Creative Commons, que dá direitos comerciais sobre as criações, pedindo aos utilizadores apenas que creditem o autor, citando seu nome e como encontrá-lo.
A família da garota retratada em um de uma centena de cartazes da campanha feitas no mesmo molde, com fotos reutilizadas do Flickr, acredita que o uso da imagem foi insultante e humilhante. No anúncio, a menor aparece abaixo da frase Dump your pen friend (algo como “Livre-se do seu amigo de correspondência”) e no rodapé a frase Free Text Virgin to Virgin, que abre margem ao duplo sentido se interpretado como “de virgem para virgem”.
A família procurou auxílio de advogados e está movendo um processo contra a divisão americana da Virgin Mobile e contra a Creative Commons Corporation, procurando compensação pela humilhação da garota, que já foi apelidada de dump your pen friend girl.
O caso abre margem para o debate, que segundo o The Register, é apenas mais um episódio em uma série de confusões envolvendo a licença Creative Commons. Por não ser devidamente creditado, Justin Wong pôde alterar a licença de todas as imagens para “Todos os direitos reservados”, que impede o uso da maneira que foi feito, entretanto não se sabe como isso impactará no caso.
O caso, que rendeu inclusive uma comunidade aberta no Flickr para o debate (tinyurl.com/2ue9fw), serve de aviso e alerta, para evitar que outros usuários tenham dores de cabeça semelhantes. Certamente a exposição de um caso como este dará outra visão aos tipos de licença, ao menos aos fotógrafos do Flickr.
[ FONTE ]
Ahhhh, o lendário copiar e colar!!
Creative Commons não é uma licença “liberou geral”. São várias licenças, nas quais o autor da obra define o que pode ou não ser feito com sua produção. E, como tudo na vida, pode ser mal usado. Bastava o cara ter liberado a imagem para tudo menos para fins comerciais –o que a maioria das pessoas faz.
Irresponsabilidade de quem fez a propaganda.
Creative Commons cobra questões de direito autoral. Não questões de direito de imagem. São coisas totalmente diferentes.