Alguém já comentou que você tem mal hálito?
Você já tentou espionar a si mesmo para tentar identificar se tem o tal do mau hálito? Você desconfiou que logo pela manhã mesmo após escovar os dentes você sente um odor desagradável e acha que é da sua boca? Peguei algumas dúvidas no site da Steticlin e espero que sejam proveitosas para quem sofre desse problema.
Mito. Os fatores podem ser diferentes porém afirma-se que em alguns casos as conseqüências emocionais são fatores que devem ser considerados, pois verifica-se que o portador do mau hálito está, com freqüência, emocionalmente abalado criando um ambiente conveniente para a halitose.
Outros fatores como períodos muito longos em jejum resultam redução da saliva que colabora na formação da placa bacteriana sobre a língua conhecido como saburra lingual (língua branca), que ocorre devido a uma combinação de resto de alimentos e células que se desprendem da mucosa bucal. Onde as bactérias que geram o mau hálito se alimentam destes resíduos e liberando o enxofre em formato de sulforado voláteis que corresponde pela sigla CSV. É neste processo que ocorre a halitose que irá gerar o mau cheiro bucal.
Alguns pensam, imaginam ou ouvem falar que o mau hálito é gerado pelo estômago. Após muitos estudos ficou claro que são raros os problemas de halitose gerados pelo sistema gástrico, porém não pode ser descartada a hipótese, caso o paciente tenha problemas de refluxo gástrico, o que facilita na formação da saburra lingual.
Em alguns casos problemas como: diabete, intestino preso, disfunção renal grave e ausência de vitamina C, podem ocasionar na halitose.
Quando o mau hálito não é crônico, mas apenas esporádico, devemos observar uma higiene bucal e lingual adequadas, estimular a salivação de maneira fisiológica, sem o uso de medicamentos podendo ser através do uso de balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal. Além dessas opções existe uma ameixa japonesa, conhecida como “umebochi” que é muito saudável e ajuda muito.
Além disso cuidar da alimentação, tomar água com mais freqüência numa média 4 horas, evitar comer gorduras, condimentos, alimentos com odor carregado, o excesso de proteína ajudam a evitar a proliferação da halitose.
Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e visitar o seu dentista regularmente a cada 6 meses é um ótimo habito. Pois irá preveni-lo não somente do mau hálito como de outras doenças odontológicas.
Sim. Em primeiro lugar, age como um mascarado do hálito e, em segundo, o que é mais importante, aumenta a salivação.
Mito, claro que tem cura. As vezes, atingir a cura demanda um pouco mais de tempo, mas sempre existe a possibilidade de controle. A maior parte das pessoas crê que qualquer dentista está amplamente informada respeito de mau hálito, o que nem sempre é verdade.
O mesmo pode-se dizer em relação aos médicos. O atendimento nessa área é diferente do atendimento odontológico de rotina. Atualmente, muitos estão bastante interessados e estão investindo em conhecimentos sobre o assunto. Assim, se o seu dentista não se achar em condições de lhe oferecer um excelente atendimento, com certeza saberá encaminhá-lo para um colega que tenha feito esse tipo de treinamento.
Verdade. Porque o olfato se adapta ao odor, por tolerância. O epitélio olfatório rapidamente se cansa ou fadiga, se acostumando ao odor e falhando na percepção (fadiga olfatória). Em pouco tempo, o paciente com halitose se acostuma ao próprio mau hálito.
A melhor forma é perguntar a uma pessoa sobre seu convívio e de confiança se o seu hálito está alterado e ou costuma ser forte. O portador que é consciente de sua halitose tem um perfil receoso e angustiado. Há pessoas que apenas acreditam possuir halitose. Para ambas as situações é importante o exame e um perfeito diagnóstico.
Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico. Ele acontece devido à leve hipoglicemia, à redução do fluxo salivar para virtualmente zero durante o sono e ao aumento da flora bacteriana anaeróbia proteolítica. Quando esses microorganismos atuam sobre restos epiteliais descamados da mucosa bucal e sobre proteínas da própria saliva, geram componentes de cheiro desagradável (metilmercaptana, dimetilsulfeto e principalmente sulfidreto, que tem cheiro de ovo podre). São os compostos sulfurados voláteis, conhecidos abreviadamente por CSV. Após a higiene dos dentes (com fio dental e escova), da língua (com limpador lingual) e após a primeira refeição (café da manhã), a halitose matinal deve desaparecer. Caso isso não aconteça, podemos considerar que o indivíduo tem mau hálito e que este precisa ser investigado e tratado.
Normalmente sim. A causa primária da formação de saburra é a leve redução do fluxo salivar, com a presença de uma saliva muito mais rica em mucina (“gosmenta”) e que facilita a aderência de microorganismos e de restos epiteliais e alimentares sobre o dorso da língua. É bom que se diga que existem vários graus de redução do fluxo saliva; quando a redução é severa (de 0 a 0,3 ml/minuto, sob estímulo mecânico), já não encontramos saburra, mas sim, outros tipos de desconforto. A medida do fluxo salivar (sialometria) deve ser feita por um profissional habilitado para isso. Também é importante a avaliação das causas da redução do fluxo salivar para que se possa decidir sobre o tratamento. Uma causa bastante comum é o “stress” constante.
Existem pelo menos 3 abordagens:
1. Remoção mecânica da saburra por meio de limpadores linguais. Existem vários modelos de limpadores linguais disponíveis no mercado americano; no Brasil, encontramos um limpador lingual muito eficiente (modelo em forma de “V”).
2. Manutenção da superfície lingual o mais oxigenada possível, com o uso de oxidantes. Existem vários oxidantes no mercado que podem ser úteis para esse fim; desde a água oxigenada (usada diluída), o Amosan, até os de última geração (geralmente formulações com um componente antimicrobiano e um oxidante potente). Provavelmente, em pouco tempo, encontraremos no mercado, à disposição apenas dos profissionais, um desses produtos, com o nome de “SaudBucal”.
3. Identificação da causa da redução do fluxo salivar para que se possa estabelecer o tratamento adequado. As duas primeiras abordagens garantem um hálito agradável; porém, exigem a manutenção desses cuidados. A terceira abordagem, uma vez realizada com sucesso, garante resultados mais duradouros, sem a necessidade de manutenção do uso de produtos para o controle de saburra, porque esse procedimento corresponde à eliminação da causa primária.
Cara, gostei muito do post! Eu sou estudante de odontologia, e gostaria de comentar uma coisa. Para limar a saburra da língua mecanicamente, não é necessario o uso de limpadores, apenas a próprias escova passada da parte mais posterior da língua para anterior (do fundo para a ponta dela) já é mais do que suficiente. a má higiene também pode influenciar na halitose, pois a falta ou a higiene mal feita ou incompleta, acarreta acúmulo de bacterias que produzem produtos metabolicos que podem causar o odor ruim, assim como restos de alimento presos na cavidade oral que entram em decomposição e resultam em cheiro desagradável.
Adorei mesmo o post, pois muitas pessoas perguntam quanto à halitose e muito frequentemente elas não tem nem idéia das suas causas, ou sequer se tem. Vlw!
Nossa veio, tenho um colega de trampo que parece uma tampa de bueiro. Tem dias que a sala fica impregnada, ele já nem sente e a gente fica com receio de falar alguma coisa. É triste
muito importante e informativo ….. mas não deixa de ser nojento rsrsrs
parabns pelo post
uma veiz uma %!@$&@#mi feiz um boketi i ela tava com mau alito,tava com alito de cu
Uma medida interessante é simplesmente COMER ALGO! Parece brincadeira mas é sério! Mastigar e engolir o alimento acaba por remover a saburra, além de encher o estômago! Claro que uma escovada de dentes depois, pra evitar nova proliferação de bacterias, é fundamental!
Adorei o post, assino em baixo do Lukkas, tbm sou estudante de odonto.
Galera não esqça q frequentar um dentista é fundamental, nem q seja de 6 em 6 meses.
Abçs
boa noite a todos.gente ,depois de muitos chicletes que nunca foram a solução…ou limao puro na boca,bala de gengibre,comer a cada 2 horas .dentistas,gastro endocrinologistas, so solucionei meu problema mesmo ha dois meses.depois de 20 anos com o problema.eu,sem duvida alguma ,deixei de fazer muitas programações .como por exemplo ir ao cinema com amigos ou coisas do tipo.reuniao em grupos.conversas em cursos onde as pessoas ficavam proximas a mim…foi um período da minha vida.ja tava quase aceitando em conviver com esse problema .quando resolvi a levar a coisa a sério.procurei uma profissional.a dra silvia.ela foi muito profissional e senssivel ao problema assim como toda a sua equipe.depois de um mês de tratamento sai de um estado quase depressivo de mau halito para um halito muito bom.gente ,nao sei se é coiscidencia ou nao.mas ja fazia,pelo menos uns dois anos que nao namorava.e depois que resolvi meu problema as coisas estão fluindo muito bem para mim.inclusive estou namorando hehe claro que isso foi muito psicologico .mas foi muito realista em saber que niguem gosta de beijar uma pessoa com cheiro de rato podre como era o meu caso.Agora,acho que sinto o mesmo que uma pessoa que acaba de fazer uma cirurgia plástica no corpo todo.me sinto outra pessoa.até na hora de dar um beijo em alguem, ainda tenho o receio como sempre tive.mas estou superando o trauma de 20 anos… t
rabalho diretamente com o público e esse halito puro é indispensável.
bom vou deixar o telefone da clinica em Copacabana/RJ caso alguem se interesse.21-41051019. eu sei que eles tem clinica em Sao Paulo também.Porém,desconheço o numero de telefone.
Amigos,
A halitose é realmente um problema bastante sério para quem a possui, às vezes é até desesperador! Lido com o público diarimanete, trabalho falando e é batata: as pessoas tapando nariz, sentindo cheiro estranho, perguntando se solteram pum,sentindo o fedor de esgoto, fazendo caras e bocas…
Tenho halitose crônica desde 10 anos de idade. Uma dica que me ajuda e pode ajudar a algumas pessoas é a seguinte:
1. Pela manhã: Usar fio dental, escovar os dentes, usar o limpador de língua, removendo a saburra da parte posterior (garganta) até a parte anterior (dentes). Em seguida comer um mamão,depois uma pera (nesta ordem). Escova o dentes novamente. Uma hora depois beba um copo de água (350 ml).
2. Às 10:00h: Comer uma barra de cereais (banana com aveia)
3. Às 11:00h: Beber um copo de água (350 ml)
4. Ao meio-dia: 2 colheres de arroz, uma de feijão, frango grelhado, um tipo de salada: opte por verduras. ATENÇAO: Não ingerir líquidos durante o almoço nem comer sobremesa imediatamente após o mesmo. Escovar os dentes (da mesma forma que faz pela manhã)
Às 13:30h: Beber um copo de água (350 ml)
Às 14:30h: Comer uma barra de cereais (banana com aveia)
Às 15:30h: Comer uma maçã e uma pera.
Às 16:30h: Beber um copo de água (350 ml).
Às 17:30h: Beber um copo de iogurte caseiro (sabor ameixa – 350 ml)
Para o jantar: arroz branco e frango grelhado. Uma hora após o jantar beber água ou suco (350 ml). Antes de dormir (fazer a escovação completa: fio dental e limpador lingual, puxando a saburra de trás pra frente)
IMPORTANTE: não tomar café; nunca misturar sólidos e líquidos; não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas; e se você se sentir mais confortável pode mascar chiclete sem açúcar á vontade pois o mesmo auxilia na salivação.
Esta não é uma dieta para emagrecimento e sim para o controle dos CSV, responsáveis pelo mau hálito. Como todo tratamento, a disciplina é fundamental para um melhor resultado.
Espero ajudar.
Abraços e confiança,
Alex
é verdade que uma pessoa não tendo mal alito,beijando uma pessoa que tem pode pegar…….
Gente eu fico absurdada como tem pessoas mas no mundo que gostam de tripudiar e rir do problema alheio, acho que pessoas assim se consideram perfeitas sem nenhum problema ou defeito, estou dizendo isto porque sofro de halitose desde criança, sei que tem tratamento, mas moro longe e é muito caro, não tenho condições financeiras de fazer esse tratamento. Mas o que eu estou querendo dizer é que eu estudo e na minha escola os alunos fazem questão de chegar pertinho de mim e puxar conversa comigo só para sair falando ara a sala inteira do meu problema sendo que eu controlo a mun ha alimentação, tenho ótima higiêne oral e sei que posso ter mas muito pouco e só quanto conversam comigo de muito perto e que dá para perceber mas eu também percebo muito neles é até pior do que em mim, só que sou disvreta e não falo enquanto eles por pura maldade fazem isto comigo, que horror!!!
Sabe Maria Clara, as pessoas que ri do problema alheio é a que mais tem o problema. No meu caso, eu tive esse problema quando estava com gastrite. Teve uma pessoa que veio me falar que eu tenho um hálito insuportável, só para me chatear, e vi no olhar dela a alegria de me ver chateada com o que ela falou. Agora sarei e todos os que me alertavam sobre o problema dizem que não tenho mais. Mas, infelismente a gente tem uma mente que sempre acredita num besta que só fala besteira.
Gente, isso é realmente péssimo, pois eu passo por isso . Tenho 14 anos, e tenho medo de falar muito perto de amigos . Eu não sei se tenho isso, mas eu já percebi em mim mesma um cheiro desagradável , talvez ainda não tenha me acostumado .. quando alguém fala de ‘bafo’ perto de mim eu fico até sem graça, as pessoas deveriam tratar isso com mais delicadeza, pois isso ninguém escolhe . Isso pode sim ser de falta de higiene bucal, mas acreditem, eu tenho esse higiene .
Sempre escovo os dentes ao terminar uma refeição, ou quando saio, mas depois de umas duas horas , ou menos eu começo a perceber que meu hálito já está péssimo , D:
eu não sei o que fazer, tenho muito medo de beijar um garoto, sou bv, tenho medo de quando beijar ele possa sentir o gosto do meu mau halito :s
Isso é péssimo, mas ninguem escolhe , eu acho que ja melhorei mais em relação a isso, pois antes era um pouco pior, desde então eu passei a ter mais higiene .. Eu sei que isso é a mesma coisa de quem não tem um cheiro bom no corpo, ou chulé ou algo parecido .. pois já senti isso em outraas pessoas e realmente é desagradável :s
Mas eu ajo descretamente, não tenho coragem de alertar essas pessoas quanto a isso, acho que por isso nunca me alertaram . Só quando era menor, a menina chegou pra mim e disse : ‘você escova os dentes ?’ Fiquei muito mal com isso , e por isso tentei mudar , mas o meu problema ainda não foi resolvido , tenho muito medo de ter uma relação com alguem , por conta disso ..
Isso é muito ruim D:
oi patricia
eu sofri com esse problema por 3 anos, cheguei a fazer ate cirururgia pra tirar as amigdalas, coisa que nao ajudou nada, existe sim cura, mas so um bom medico podera te ajudar nisso.
me adicionar no msn [email protected]
oi
eu tenho uma comunidade para pessoas que sofrem de halitose, la a gente troca experiencia, da dicas de profissionais etc.
quem quiser conversar sobre esse assunto tao delicado, de uma maniera tranquila e sem medo, entra em contato comigo, meu msn é [email protected]
Tenhohalito podre 24 horas no ar as dimuniu e aumenta estou depressivo por causa disto então no caso vai ser dois tratamentos um da halitose e o outro psicologico para poder ficar proximo das pessoas.
Mau hálito ? Experimente uma pasta de um fruto natural que elimina as bactérias causadoras do mau odor. Saiba mais, [email protected]
O mau hálito realmente é complicado mais existe cura sim . Procurar um profissional da área é o principal passo a ser dado . Infelizmente existem pessoas que gostam de rir das complicações de outras pessoas e isso é nojento em meio a uma sociedade covarde . Não desanime de seus sonhos porque existe alguém que te ama , Jesus.
Gostei da matéria, só acho que ficou meio vago quando vcs disseram que 100% das pessoas tem mau odor de manha! de onde veio essa afirmação? Quando foi feita a pesquisa? todos os 7 bilhões de humanos foram testados?. Bom… eu não tenho mau halito nenhum de manha, boca fresca e natural como se eu nem tivesse dormido. Acho difícil que eu seja o único no mundo!
Tenho 12anos escovo os dentes muitas vezes pra ver se o mal alito passa o ruim disso e que meus colegas fala ” nossa mais q cheiro de esgoto” n sei por que contenho esse mal hálito . Tem outras soluções pra mim usar em casa?
P q ter vergonha? So p lembrar. . Ngm tem.cheiro de flor de rosas na boca ! Prefiro ser diferente do q ser igual 😉
Bjjs.amrrs
Eh verdade Clark,eu tambem nao tenho esse problema.Peco a outras pessoas para avaliarem isso pra mim.Bocejo no espelho pra sentir se existe algum problema e para essas coisas sou muito sensivel.Detalhe:Uso aparelho nos dentes.Na ultima limpeza que fiz, minha dentista ate falou que posso fazer isso de 6 em 6 meses porque minha boca esta excelente gracas a Deus!
Quanto a pesquisa eh extamente igual a todas as demais relativas a qualquer assunto.Em geral quando vemos o resultado nos perguntamos : Mas como assim? eu nao fui interrogado a respeito disso.Mas acontece que geralmente se pega um grupo chamado “grupo controle” e se faz uma media apartir dai entendeu? mas como se diz por ai,toda regra tem excecao e nesse caso nos somos a excecao.
Falando a respeito das pessoas que possuem esse problema,tbm conheco pessoas assim e acho que precisam ser respeitadas sim e devem fazer todo o possivel para se livrar disso pois certamente eh muito inconveniente ter que conviver com isso.
Um abraco a todos
acho que ninguem sofre mas que eu pois sou casada a 9 meses mas agente ja namorou 3 anos entao ele me conheçe sabe dos meus defeitis ms ele nunca comentou do meu malu halito mas eu percebo que ele tampa o nariz disfarçadamente que ele vira o rosto mas nunca me umilhou por causa disso.
ao contrario de outras pessoas pois ate o apelido de GIBOIA me deram ja penssei em me matar mas de uma vez ate hj nao fiz isso por causa do AMOR que sinto por minha familia e eles nao merece esse sofrimento.
Tbm tenho isso e. Nao so o halito bucal ,mas não sei oq é q sai um cheiro forte do meu nariz. E so eu passar perto das pessoas elas colocam a mao no nariz isso e muito triste..