Um morador da vila Pepeni, no distrito de Sîngerei, na Moldávia, cerca de 100 quilômetros ao norte da capital Chisinau, encontrou um drone caído em um campo e, acreditando que se tratasse de um brinquedo, levou-o para casa. Mais tarde, quando as autoridades chegaram ao local, constataram que o equipamento já havia sido desmontado.
A polícia enviou especialistas em desarmamento, mas garantiu que o drone, do tipo “Gerbera”, não continha explosivos e não representava perigo. Mesmo assim, alertou a população para que não toque nem transporte drones, destroços ou objetos semelhantes encontrados no solo.
Autoridades locais e o prefeito de Pepeni reforçaram que incidentes desse tipo têm se tornado cada vez mais frequentes desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com drones russos violando o espaço aéreo da Moldávia. A recomendação principal: em caso de avistamento de drones ou destroços, comunicar imediatamente as autoridades competentes.
Video footage of the drone in the yard of the homeowner from Pepeni, Republic of Moldova, published by the mayor of the locality, Oleg Cernei.#moldova #maiasandu #pepeni pic.twitter.com/rLm0kwKT0K
— MoldovaTodayNews (@MoldovaNews24) December 4, 2025

QUEM FAZ