O Buteco da Net
  • Home
  • Achados na internetAchados na internetAchados na internet
  • Fotos interessantes
  • Curiosidade do dia
  • CONHEÇA NOSSO CANALCONHEÇA NOSSO CANALCONHEÇA NOSSO CANAL
Leitura: O efeito CSI
Compartilhar
O Buteco da NetO Buteco da Net
Redimensionador de fontesAh
Pesquisa
  • Home
  • Achados na internetAchados na internetAchados na internet
  • Fotos interessantes
  • Curiosidade do dia
  • CONHEÇA NOSSO CANALCONHEÇA NOSSO CANALCONHEÇA NOSSO CANAL
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Sem categoria

O efeito CSI

ONEberto
ONEberto Publicados 2 de março de 2007
Compartilhar
3 leitura mínima

A ciência forense nunca foi tão popular: oito séries criminais, entre elas CSI: Crime Scene Investigation e outras do mesmo gênero estão na lista dos 20 programas mais vistos ultimamente. Em uma quinta-feira de um mês qualquer, 27% de todos os televisores dos Estados Unidos estavam sintonizados no CSI. Programas desse tipo dão a impressão de que os laboratórios criminais estão bem equipados com técnicos altamente treinados e tecnologia de ponta à disposição, nadando em recursos para solucionar qualquer caso em tempo hábil.

Contudo, o abismo que há entre a percepção do público e a realidade é enorme. Com a popularidade desses programas, muitos vêm reclamando do que está sendo chamado de “efeito CSI”. Alguns advogados e juízes têm a impressão de que os jurados que assistem ao seriado – no ar desde 2000 – agora exigem níveis nada razoáveis de provas físicas nos julgamentos.

O boom de séries que abordam a ciência forense foi ironicamente citado até mesmo dentro de um dos episódios de CSI, no qual uma equipe de televisão acompanhava as atividades dos investigadores fictícios. O líder, Gil Grisson, rejeitou a presença do grupo com a alegação de que havia “programas demais de investigação criminal na TV”. Muitos advogados e juízes que acreditam que os jurados são influenciados pelo efeito CSI concordariam. Até que ponto isso é verdade?

Antes de CSI tornar-se popular, os advogados se preocupavam principalmente se um júri entenderia ou não a complexidade do exame de DNA. Mas agora muitos perdem tempo explicando a diferença entre televisão e realidade – é comum os advogados perguntarem aos candidatos ao júri sobre sua exposição a programas forenses na TV. Alguns promotores tentam se prevenir de qualquer possível conseqüência provocada pelo efeito CSI.

As causas do efeito CSI:

– Promotores, juízes e policiais reclamam do que acreditam ser o efeito CSI, segundo o qual os jurados estariam com expectativas irrealistas por provas físicas em quantidade e qualidade por conta de sua exposição a séries televisivas populares sobre investigação criminal.

– Ainda não foi provada a existência de tal efeito nos tribunais. Mas os seriados da TV desencadearam aumento na coleta de provas físicas, o que acarretou problemas de armazenamento e de falta de funcionários.

– Sem dúvida, as séries da TV causaram uma explosão de interesse por ciência forense nas universidades, onde as inscrições para cursos nessa área aumentaram vertiginosamente desde que o CSI foi ao ar pela primeira vez.

Alheio às polêmicas continuo fã da série!

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram
3 comentários 3 comentários
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest
guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Grisson
Grisson
18 anos atrás

Eu tb amo CSI, mas esse efeito era esperado… a vida imita a arte!

0
Responder
Lilian
Lilian
18 anos atrás

Eu tb sou fã desse tipo de série, mas a gente tem que reconhecer que tudo dá certo demais, é irreal.

0
Responder
Sci Am
Sci Am
18 anos atrás

Cite as fontes!
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_103.html

0
Responder

Sobre o autor

QUEM FAZ Humberto Oliveira tem 50 anos, soteropolitano, amante de esportes, com terceira em Lua de Plutão, na primeira casa em Urano… não suporta astrologia, manuais e jogos de azar.

Instagram: @one.berto

Mail: comercial@obuteco.com.br

Publicidade
O Buteco da Net
Facebook Twitter Instagram

© O Buteco da Net por otimizar.me

wpDiscuz
adbanner
Bloqueador de anúncios detectado
Contamos com a publicidade para ajudar a manter nosso site no ar. Por favor, desabilite seu bloqueador de anúncios.
Ok, vou colocar na lista de permissões
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?