Contudo, o abismo que há entre a percepção do público e a realidade é enorme. Com a popularidade desses programas, muitos vêm reclamando do que está sendo chamado de “efeito CSI”. Alguns advogados e juízes têm a impressão de que os jurados que assistem ao seriado – no ar desde 2000 – agora exigem níveis nada razoáveis de provas físicas nos julgamentos.
O boom de séries que abordam a ciência forense foi ironicamente citado até mesmo dentro de um dos episódios de CSI, no qual uma equipe de televisão acompanhava as atividades dos investigadores fictícios. O líder, Gil Grisson, rejeitou a presença do grupo com a alegação de que havia “programas demais de investigação criminal na TV”. Muitos advogados e juízes que acreditam que os jurados são influenciados pelo efeito CSI concordariam. Até que ponto isso é verdade?
Antes de CSI tornar-se popular, os advogados se preocupavam principalmente se um júri entenderia ou não a complexidade do exame de DNA. Mas agora muitos perdem tempo explicando a diferença entre televisão e realidade – é comum os advogados perguntarem aos candidatos ao júri sobre sua exposição a programas forenses na TV. Alguns promotores tentam se prevenir de qualquer possível conseqüência provocada pelo efeito CSI.
As causas do efeito CSI:
– Promotores, juízes e policiais reclamam do que acreditam ser o efeito CSI, segundo o qual os jurados estariam com expectativas irrealistas por provas físicas em quantidade e qualidade por conta de sua exposição a séries televisivas populares sobre investigação criminal.
– Ainda não foi provada a existência de tal efeito nos tribunais. Mas os seriados da TV desencadearam aumento na coleta de provas físicas, o que acarretou problemas de armazenamento e de falta de funcionários.
– Sem dúvida, as séries da TV causaram uma explosão de interesse por ciência forense nas universidades, onde as inscrições para cursos nessa área aumentaram vertiginosamente desde que o CSI foi ao ar pela primeira vez.
Alheio às polêmicas continuo fã da série!
Eu tb amo CSI, mas esse efeito era esperado… a vida imita a arte!
Eu tb sou fã desse tipo de série, mas a gente tem que reconhecer que tudo dá certo demais, é irreal.
Cite as fontes!
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_103.html