9,48% (88 votos) para aumento da pena
31,47% (292 votos) para pena de morte independente da idade
58,08% (539 votos) para redução da maioridade penal
0,97% (9 votos) para manutenção da lei, pois ela pode corrigir assim mesmo.
Isso reflete a vontade da maioria (inclusive da minha). O senado já procura votar um projeto que visa diminuir a maioridade, entretato o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) conseguiu adiar a votação para 28/02/07. Além disso ele (Mercadante) tenta votar outra medida, agravando a pena de adultos que aliciarem menores para o crime. Segundo o senador petista, estatísticas existentes no Brasil mostram que apenas 2% de todos os crimes são cometidos por menores – 73% dos casos estão relacionados a crimes contra o patrimônio e os demais são furtos.
Já Demóstenes Torres alegou que a idade penal em vigor (18 anos) foi adotada em 1940 e que, de lá para cá, o discernimento dos jovens cresceu muito. “Ao ponto de uma pessoa de 16 anos saber com exatidão o que é certo e o que é errado.”
Espero que essa mobilização não se esfrie e vire pizza como acontece sempre!
Eu acredito que este país só mudará com a pena de morte. Só assim para impor medo nestes assassinos.
Tambem acho que deveria ter pena de morte… De que adianta ter mais gente presa se não tem nem onde por elas!? Mais cheio que tão essas cadeias impossivel…
58,08% (539 votos) para aumento (?!?!?!) da maioridade penal.
Não seria redução como no título ?
Abs,
Obrigado pelo belo trabalho!
Dex
Konkordo plenamente. Inkuanto naum houver pena de morte, naum vai haver medo por parte de assassinos/ladrões/trafikantes. E ainda tem uns %!@$&@#q adia um negócio importante…VAMO GALERA, O PT É DO POVO, NÉ?!?! Kambada de babaka…
Pena de morte nao resolve, nem reduçao da maioridade penal. O problema do Brasil é cultural, nao adianta culpar PT,PFL,PSDB, etc etc etc, até mesmo porque a juventude criminosa de hoje cresceu enquanto outros partidos governavam nosso pais. Pra que colocar mais menores na cadeia? só vai servir pra liberar vagas na FEBEM! Investimento na educação ( EDUCAÇAO, nao esse monte de lixo que chamam de sistema de ensino publico), criaçao de empregos e diminuiçao da pobreza… melhor resolver os problemas na fonte, e nao tentar remediar o que nao tem mais jeito.
Quanto a pena de morte…. eu concordaria com ela somente no dia em que o pais tivesse um sistema penal justo… provavelmente nao estarewi mais entre nos quando esse assunto puder ser discutido.
Porquê a prisão perpétua não entrou no seu enquete?
Acho ela bem mais cabível do que a pena de morte.
Sds,
Até que a posição do atual governador do Rio de Janeiro é interessante: Para crimes hediondos (sequestro, morte, etc.) o menor deixa de gozar dos benefícios da lei que o protege e passa a ser responsabilizado como uma pessoa de maioridade.
Pelo menos, se implantado isso ajuda considerávelmente o processo.
Pelo simples fato de que, o que mais vemos no Brasil, e nao é de hoje, são adolecentes de 14 / 15 anos em diante, cometendo crimes absurdos, e serem impunes. O ECA cumpre com seu papael , porém, deveriam ser mais rígidos, aumentando a atuação dos “menores infratores” com permanencia na antiga febem até dez anos, pois o que mais vemos hoje em dia, são menores que ate chegam a ir p/ antiga febem, porém alguns fogem, outros, nao ficam nem uma semana, que dirá tres anos. Isso tbm deveria ser modificado, com urgencia, assim esses “menores”, iriam aprender, a serem educados como devem. Eu sou a fovaor da maioridade penal sim, por justiça, pois quem comete crime, é criminoso e deve/ tem, que pagar pelo que cometeu. Muitas coisas deveriam sim, ser mudadas, pois como o dever d cidadão, aos 16 anos, é obrigatório” votar, decidir quem nos representrá, porque tbm com 16 anos, nao se pode trabalhar formalmente, tirar carteira de habilitação ?!? São coisas, que nao consigo entender. A maioridade penal deveria sim começar aos 14 anos de idade, pois hoje em dia com o mundo tecnológico, tem mts ciranças, mt bem informadas, sobre diversos assuntos,.Enquanto, nao tiver, lei, que, pune, quem pratica atos ilícitos, desde os 14 anos, os jovens, continuram rindo por trás dos poderes, pois sabem que serao impunes.
Vamos pensar sim na redução ma menoridade penal.