Antes de você ligar seu laptop de última geração e poder transportá-lo para qualquer lado sem se preocupar com seu tamanho e peso, houve uma geração na qual os computadores portáteis eram verdadeiros trambolhos.
No entanto, para a época, era uma completa revolução.
O Osborne 1, por exemplo, foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido. Foi lançado em 1981 pela Osborne Computer e pesava 10,7 quilos.
O conjunto era completo por um monitor de apenas 5 polegadas, drives de disquete com capacidade de apenas 360 kB. Ele custava módicos US$ 1795.
olha a primeira namorada minha era mais feia que este trambolho , é com a pratica que aperfeiçoamos a técnica
O meu primeiro computador eu comprei no Brasil, em 1985 e chamava-se TK16. Tinha 16K de memória. Os dados eram gravados em uma fita K7. TInha que ser conectado a uma TV preto e branco (aquelas com tubo de imagem). E não tinha programa. Fazia-se o programa em Basic, gravava-se o mesmo na fita K7 e depois rodava-se o mesmo para ser visto na TV em preto e branco. Depois veio o TK90 e o primeiro computador pessoal colorido. Logo em seguida entrou o CP500 (aquele com tela inclusa e era esverdeada) e a linha Cobra (aquele com dois disquetes).
Eu lembro de ter visto pessoalmente um outro modelo da Osborne, em 1985, com tela de cristal líquido. Um espanto para a época.
deixa de ser mentiroso … naquela época os monitores eram de fósforo verde …
tá na cara que você não sabe do que está falando.
Kkkkk
Este posante senior me fez lembrar meu o CP400 COLOR da Prológica com dados em fita k7 depois CP450 c/ drive de 5 1/4 tinha que fazer tudo isto que o Carlos digitou, só esqueceu de comentar que se erra-se a digitação nada de programa, depois evolui tb para CP 500 com um programa chamado Mosaic para navegar e modem de 14.4k (acreditem é verdade 14.4k) e muito BBS c/ DOS
Meu primeiro computador foi um XT, antecessor do famoso 286, equipado com um drive de 5 1/4, um HD de 32Mb, e rodava à incrível velocidade de 10 MHertz, 12 MHertz no módulo turbo. Tinha um monitor de 12 ou 14 polegadas com escrita em verde, sórodava MSDOS, com os revolucionários DBase III, Carta Certa, Wordstar, Clipper, etc….Como evoluímos.
Daqui há uns 30 anos meus filhos dirão:
O primeiro computador que tive era equipado com processador i7, e pasmem, só tinha 8 GBH de memória! Ele nem sequer conversava comigo! Como evoluimos!
Meu Deus… O que eu gastei de dinheiro, tempo e juventude fazendo cursinhos de BASIC (um atrás do outro…) “para me dar bem no mercado de trabalho”…
Felizmente existe gente burra como eu. Nós salvamos a humanidade! Por causa de gente tapada como eu os computadores evoluiram!! Agradeçam-me!!!
Francisco, eu tambem gastei juventude e dinheiro e fazia cobol 1.2 basic.assembler pra me dar bem no mercado de trabalho.Parecido com outros cursos de hoje. hehehehe
Oi Gilberto, eu também fiz curso de Cobol e Basic (faz teeeempo). Esses jovens de hoje têm somente o trabalho de clicar aqui e ali e se dizem conhecedores ou experts quando são apenas usuários, não fazem idéia do trabalho que tínhamos antigamente para fazer tudo funcionar, era necessário muito conhecimento…
Computadores deixaram também a humanidade mais alienada.
Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas.
Albert Enstein
cheguei a ver um computador desses.
era meu sonho de consumo, mais tinha que ter muita grana pra ter um desses em casa.
O meu primeiro foi o concorrente do tk, um CP400 COM FITA, tinha q controlar 3/4 do volume para ele ler corretamente de um gravador os programas em fita k7. Demais!!Depois tive um 286, nossa era um baita avanço. Utilizava o DOS e Wordstar.
hehehe
vale dar uma olhada, muito legal este computador portátil da osborne.
Pessoal se achando muito moderno, mas o teclado QWERTY continua quase o mesmo… =P
Ja que estao falando do primeiro, o meu foi um APLLE II PLUS, fazia programas em BASIC e grava em fita K7, e ate hoje ta la em casa guardado.. rsrsrs
Nao acho nem um pouco ruim esse tempo. Tanto que tenho uma coleção desses antigãos como o Hot Bit (MSX), Expert (MSX), TK90X e TK95 (ZX Spectrum), CP200 (TRS80) e o C1000 (TRS80 color se nao me engano!), esse ultimo da CCE! Isso existiu sim! :o)
Apesar de serem maquinas pesadas e de baixa capacidade, vinham com BASIC (isso nao tem nada a ver com uma tradução de “basico”, era uma sigla!) que nos fazia pensar e criar nossos programas. Era um tempo que usávamos a cabeça.
Hoje, infelizmente, outros pensam por nos. Usamos programas prontos como editores disto e daquilo, browser pra ficar em tolices como facebook, twitter etc. Nos tornamos meros usuarios de coisas prontas. Se quisermos fazer algo, agora sim ficou complicado, porque como tudo é “visual”, exige uma tonelada de comandos, uma maquina cada vez mais veloz e uma memoria de elefante pra conseguir somar 2+2!!!!! Isso se tivermos paciencia de fazer esse bendito programa…
Uma pena mesmo. Eu era muito mais feliz….
Abc.
Cara! Quando ainda menino, “piá” , ia ver meu primo, telegrafista da RFFSA, telegrafar, isso mesmo, mensagem em código morse, para autorizar a partida do trem de uma estação para outra. Viva a invenção do transistor! De lá para cá, a criação tecnológica foi em escala geométrica.
eu trabalhei com todos esses equipamentos acompanhei o nascer da internet e a evolução das comunicações. até hoje me pergunto porque não consegui enriquecer com informatica
pois fui tecnico nesta epoca de ouro onde eramos muito requisitados e hoje tô laragando a profissão
Eu tive um Expert Gradiente (MSX) com o poderoso processador Z80 de QUASE 4Mghz, nessa época os APPLE eram vendidos em forma de kit para montar em casa (com etiqueta da Microcontrol) com esse mesmo processador. Mas o primeirão mesmo para toda uma galera que hoje deve estar na faixa dos 45 anos foi o: NESTOR ! Ele era um projeto da revista Nova Eletronica (tenho a revista até hoje) com o Z80, a placa mãe era feita em casa, os furos metalizados eram feitos com jumpers de fio ! Não tinha monitor, havia um painel de display de LEDs onde se liam as informações. Programas ? A gente tinha a coleção INPUT da Abril com vários programinhas MSX, eram tempos românticos do “DO YOU SELF”, depois ficou fácil…
depois disso só veio correria e falta de tempo pra tudo, portanto era melhor antes ou depois?
muito legal,embora eu seja conteporâneo dessa época, não tinha a menor ideia sobre computadores, eu ouvia falar muito na denominação [celébro eletrõnico]
eu atuava na área de eletricidade e tinha como hoby montagem da rádio,amplificadores e outros
mais o que eu gostei mesmo foi sobre estes comentários, SENÇACIONAL muito legal mesmo
Aqui no Brasil a finada Microtec fabricou um PC transportável que era um caixote parecido com estes ai da Osborne, mas com uma “tela verde” um pouco maior… Trabalhei com este equipamento no ano de 1988.
só existem os computadores portateis hoje graças a determinaçao de algumas pessoas em criarem alternativas para que isso acontecesse, esses que voces chamam de trobolho ou dinossauro, nada mais é do que a evoluçao tecnológica, a necessidade de mudanças, entao nao reclamem pois os velhos de hoje deixaram essas tendencias no passado para melhorar o mundo , enquanto os jovens de hoje fazem jus ao ditado de Eisten que disse
temo o dia que a tecnologia se sobreponha ao ser humano pois teremos uma naçao de idiotas, e isso esta sendo reflexo hoje com o uso constante de celuares para msn em todos os ambientes onde n