Usuários falecidos continuam vivos em seus perfis do Orkut e são cada vez mais numerosos. Podem hoje somar perto de 1 milhão. E teoricamente só eles poderão encerrar suas contas.
Você tem algum amigo falecido cujo perfil no Orkut continue lá? Possivelmente sim, o que nos leva à questão: o que fazer com este tipo de usuário inativo, digamos assim?
Manter ou não o perfil destes usuários pode se tornar um pequeno problema, talvez não previsto, no serviço de comunidades e relacionamento social do Google.
Sempre que acessamos os scraps de uma pessoa que tenha falecido, encontramos diversas mensagens e homenagens, sendo que esse perfil poderá nunca sair do Orkut.
Na lamentável tragédia ocorrida em São Paulo com o Airbus da TAM, por exemplo, havia uma vítima que tinha um perfil no sistema e era moderador de uma comunidade. Ou seja, como o perfil dela será excluído do Orkut e como poderá ser moderada a sua comunidade?
Alguns dados estatísticos podem verificar números próximos que estimem a dimensão do problema. Vamos fazer alguns cálculos:
Se o Orkut possui 62.759.867 usuários e cerca de 55,29 % deles se declaram brasileiros, chegamos a um número aproximado de 34.699.930 usuários do Brasil.
Sabendo-se que, de acordo com o IBGE, a taxa bruta de mortalidade anual no Brasil é de 6,3 por mil, constatamos que pouco mais de 218.609 usuários brasileiros do Orkut morrem por ano. Logo, daqui a cinco anos, serão aproximadamente 1.093.045 perfis de pessoas que já morreram.
O Orkut tem pouco mais de três anos de existência, se nossa conta estiver certa, isso pode significar que existe mais ou menos um milhão de pessoas que já morreram cadastradas no sistema. Esse cálculo foi feito analisando somente números brasileiros, sem contar os 18,88% de usuários dos Estados Unidos, 15,47% da Índia, entre outros países.
Se for assim, onde será que o Orkut vai parar? Será que se tornaria um cemitério vivo? Será que o Google criará alguma ferramenta para fazer as exclusões? Enfim, é impossível responder todos os ‘serás’ que venham surgir, mas existem diversas situações que tornam isso algo problemático ou não.
Para alguns seria constrangedor se deparar com o perfil de um conhecido que tenha falecido e isso se transformaria em um centro de más lembranças. Já para outros, seria uma simples forma de homenagem e de certa ‘imortalidade’, já que o perfil sempre estará ali com um pouquinho de si.
Você já parou para pensar nisso? Não sou nenhum geógrafo, estatístico ou matemático, mas, com esse simples cálculo, chegamos a dados estimados e conseguimos perceber o tamanho do desafio que o Orkut terá nos próximos anos para não ficar com grande parte de seus cadastros inativos e se transforme em um verdadeiro cemitério online.
Sobre o autor:
Vinícius Luiz ([email protected]) é designer é publicitário e escreve também para a revista W e o jornal regional A Voz da Cidade, no estado do Rio de Janeiro.
Basta exigir dos usuarios que o login seja feito a cada 30 dias (ou o quanto se julgar suficiente), caso contrario seu perfil é excluído … simples !
Ah, vão durmi!!!
Se preocupem com coisas que façam diferença, principalmente pro mundo… O maluco fica calculando as estatísticas pra saber quantos morrem e quantos tem orkut, aff
Esse orkut é um lixo, só tem as piores coisas lá =/
Use seu tempo pra coisas úteis, Vinícius Luiz
É muito complicado isso… limitar por tempo não resolveria o problema, eu mesmo entro no orkut de caju em caju… seria penalizado por isso se o Orkut adotasse essa prática…
Orkutério
É simples. A pessoa poderia decidir em vida se gostaria de manter ou não seu orkut. Ou então, poderia ser desativado após 6 meses sem login. Poderia ser permitido também que uma cópia do perfil possa ser enviada por email para alguém, após ser declarado como morto.
“de acordo com o IBGE, a taxa bruta de mortalidade anual no Brasil é de 6,3 por mil”
Creio que isso não leve em conta as pessoas que possuem ou não acesso a internet…
Logo, se morre 6/mil por ano, quem garante que todos esses 6 possuem condições de acessar internet, ainda mais, mesmo qeu tenham condições, quem garante qeu todos possuem orkut.
Então não tem como fazer uma previsão, já que ai estão inclusas pessoas que infelizmente não têm condições de possuir ou pelo menos ter contato com computadores…
e tu acha que essa %!@$&@#de orkut ainda vai estar funcionando daqui a cinco anos??eu piquei a mula faz uns tres anos e percebo que muita gente do meu circulo esta fazendo o mesmo.uma %!@$&@#que só serve para se expor a vida privada,pro pessoal mostrar que tem 697 “amigos”…ah fala sério,quem tem 697 amigos é porque não tem nenhum….eu tenho uns dez no máximo mas são todos de fé.e tenho conhecidos que tem trocentos “amigos”no orkut e quando precisam mesmo não tem nenhum….orkut é pra gente fútil….
Nhai.. fiquei com medo agora…
Que fique registrado: Quando eu morrer, e se o Orkut ainda existir, deixe por favor, tudo do jeito que estiver… (Algumas pessoas de confiança já tem meu login e senha, justamente pra essas horas)
Só peço que coloquem uma Mensagem dizendo quando nasci, quando morri, e de que forma morri.
E nos recados, por favor, nada de “R.I.P.” Só “Um abraço de seu amigo ‘fulano de tal’, Saudades”
*medo*
Salva tudo em um CD e coloca no caixão.
Eu tb já tinha pensado nisso, é esquisitão mesmo, pensar que vc pode morrer e seu perfil ficar lá. Acho que eu não ia gostar disso.
Hum, preciso tomar providências urgentes.
Um conhecido meu faleceu no dia 1° de julho deste ano. Uma sem-noção mandou o seguinte scrap: “Fiquei sabendo q vc morreu???? Descanse em paz e que Deus te guie”…uma coisa mais ou menos assim… Aí essa mesma pessoa sem-noção foi no orkut da namorada do finado e chamou pra uma “baladinha” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho q deveria existir a Etiqueta do Orkut pra evitar certas coisas né….
Simples.
Daqui a 4 meses o Orkut será pago.
Naum eh mais uma dakelas correntes idiotas. Ele será mesmo.
Vejam mais detalhes no blog do orkut.
Abrcs.
Holy
http://www.ManicomioSA.org
escrevi sobre isso faz tempo…se quiser ler http://ldantasloureiro.blogspot.com/2007/08/as-lpides-do-orkut.html
Bem complicado isso… tenho um primo que se suicidou há um ano e o orkut dele continua lá…. :/
seria um problema se esse usuario do orkut manda-se msgs pra vc.já pensou se vc tem algum amigo falecido do orkut após a morte dele,vc entrando na sua pagina de recardos e vê o scrap dele lá pox exemplo dizendo q está lhe vendo e que estar com saudades.
lindo
eu nao sei oq faso ai
Bom Cada umtem a sua opiniao então cada umfique com a sua!
por favor… peço a meus amigos que se algum dia eu morrer com um perfil no orkut procure alguma mãe de santo que eu digo a senha…
¬¬’
O eMortem é um aplicativo social que permite realizar um Tributo Póstumo aos seus amigos nas diversas redes sociais disponíveis. Ele irá avisar sobre o falecimento de uma pessoa a todos os seus amigos do Orkut, Facebook, mySpace ou Hi-5, permitindo que eles realizem um tributo póstumo.
http://www.emortem.com.br
Com relação ao Orkut na questão de morte dos seus usuários, a minha opinião é a seguinte: a maior parte dos seres humanos vivem no anonimato, nascem,vivem e morrem a maioria é enterrado sem se quer ganhar uma lápide com seu nome, salvo uma cruz ou uma plaquinha de madeira que logo apodrece e tse acaba até o local que foi enterrado o cidadão é esquecido, isso por não serem pessoas importantes, por não possuir grandes impérios financeiros, não fazer parte do mundo dos famosos, por diferentes formas de discriminação, por não praticar grandes feios históricos, e etc. O Orkut para milões de pessoas é a oportunidade de perpetuação do nome, imajinem a possbilidade de um bisneto nosso daqui 10,20,30… anos entra no nosso Orkut e conhecer o nosso perfil? É fato notorio que a maioria dos bisnetos não conhecem, e se quer sabem os nomes dos seus bisavós, ja pensaram na grande contribuição do Orkut na conservação da Árvore Genealógica das familias? pois é galera! Pensem nisso! Beijos!!
quem tem perfil de pessoas que ja faleceran e não si senti bem é só excruir da relação de amigos ok.
Concordo plenamente com o comentario da senhora Zanara.
AbravaneL William’S
Pré-candidato vereador rio
PSDB
Também concordo com a Zanara, porám acredito que o Google deva colocar um aviso nos perfis de pessoas falecidas, tipo “Esta perfil é de uma pessoa falecida. Deseja continuar?”
meu marido faleceu e, ficam colocando comentarios que estao me deixando chateadas na pagina do facebook dele, pessoas que tinham alguma diferença com ele. Eu queria muito cancelar o facebook dele, por favor ME AJUDEM !!!
Eu mando certificado de óbito para voces, se necessario for.
Mas me respondam por favor…
um abraço
maria florencia
MEU PRIMO FALECEU E ELE TINHA ORKUT, A MAE DELE GOSTARIA DE MUDAR A SENHA DELE MAS NAO SABEMOS NEM A SENHA E NEM O NOME DE USUARIA SERA, QUE TERIA COMO ,ESPERO UMA RESPOSTA