Para provar à população que o rio Kali Bein estava despoluído e que todos poderiam consumir a água com segurança, o ministro-chefe do estado indiano de Punjab, Bhagwant Mann, resolveu coletar um pouco do líquido com um copo e beber na frente de populares e imprensa.
Porém, dois dias depois, Mann começou a sentir fortes dores estomacais e foi levado às pressas para o hospital. Na sua chegada, a equipe médica identificou que ele havia desenvolvido uma infecção e precisava ser transportado para um outro hospital para receber cuidados especiais. Após uma avaliação, ele foi medicado e liberado.
Punjab Chief Minister openly drinks a glass of polluted water from a ‘holy river’ to prove that water is clean. Now admitted to hospital. pic.twitter.com/MH1OLwUlUw
— Ashok Swain (@ashoswai) July 21, 2022
A iniciativa do político também foi movida pela comemoração do 22º aniversário de seu projeto de limpeza do rio, que foi iniciado por ambientalistas que começaram a remover ervas daninhas e lixo ao redor da margem do rio. O grupo não teve apoio inicial do governo, mas em 2006, o presidente APJ Abdul Kalam decidiu financiar o projeto.