Antes de você desfrutar das maravilhas da vida moderna, muita gente trabalhou para que outras pessoas tivessem uma vida mais confortável. Entretanto, com o passar do tempo, essas profissões foram extintas. Veja algumas delas.
Conteúdo desta matéria
Escutadores de tropas inimigas. Antes do radar, as tropas usavam aparelhos acústicos e dispositivos de escuta como estes para se concentrar e detectar o som de motores se aproximando.
Armadores mirins de pinos. Eram meninos contratados para arrumar os pinos nas pistas de boliche.Alarmes humanos. Eram pessoas contratadas para acordar outras para que não perdessem seus compromissos. Eles usavam paus ou seixos para bater nas portas e janelas dos clientes.Cortador de gelo. Antes do descobrimento das técnicas de refrigeração modernas, os cortadores tiravam gelo de lagos congelados para que as pessoas usassem em suas adegas ou geladeiras. Era um trabalho perigoso, muitas vezes em condições extremas.Caçadores de ratos. Funcionários europeus responsáveis por controlar a população de ratos. Eles corriam riscos elevados de doenças, mas ajudaram a impedir que a praga se espalhasse.Acendedor de lâmpadas. Usavam varas longas para acender e apagar lâmpadas nas ruas, até que as lâmpadas elétricas fossem utilizadas.Leiteiro. Antes do uso da refrigeração como conhecemos hoje, o leite era entregue diariamente por um leiteiro.Pilotos de troncos. Antes da tecnologia e infra-estrutura de transportes de troncos por caminhões, alguns homens era responsáveis por transportar as madeiras através dos rios.Telefonista. Eram responsáveis por originar chamadas de longa distância e mais algumas atividades que hoje fazemos sem dificuldades.Ressurreicionistas. Eram pessoas responsáveis por remover cadáveres de túmulos para serem usados nas universidades. No século XIX, os cadáveres eram raros e difíceis de encontrar, então as universidades tiveram de recorrer a outros meios para conseguir os corpos para os alunos.Leitores. Em termos gerais, eram pessoas que simplesmente liam para outras. Mais tarde, começaram a ser contratados para ler em grandes salas cheias de trabalhadores braçais para mantê-los entretidos.
A profissão do leiteiro ainda existe….
Guto, acho que isso é o que sua mulher quer que você acredite….
hehehehe
saindo do leite …
No RJ existia um boliche em São Conrado chamado Pé de Vento.
E tinha uns moleques que recolocavam os pinos, o divertido era tentar acertar eles .. mas se acertasse vc era expulso do boliche e banido por vários meses, ou até que os donos esquecessem da sua cara.
Realmente a sua mãe mantem a mesma profissão de vaca do leite
Kkkkkk bulyng
kkkk, essa do leiteiro foi boa! q loucura eram as centrais telefônicas… viu humberto, você escreveu tropa inimiDas, ao invés de inimiGas…
Aqui em cidade, ainda existe pessoas que entregam leite na porta de casas, leitinho tirada na vaca fresquinho.
A ultima profissão, de leitor, eu até aceitava! hahaha
Post fantástico, Humberto. Muito interessante!
Um dos melhores posts que já vi! Nunca tinha pensado nisso. Parabenizo a equipe do Buteco da Net pela tamanha criatividade. Todos os dias tenho que ver o que há de novo no meu site predileto!
PQP, como tem gente ignorante no mundo.
Foi legal ver isso, e entrei para ver se tinha a minha profissão: Linotipista, máquina com teclado que substituiu os tipos (que era juntar letra por letra para impressos de jornais e livros), que fiz nos meus 11 anos e depois na linotipo que o computador sucedeu. Até entrei no Google para relembrar.
O alarme humano, eu contrato. Por algum motivo, nunca ouço os despertadores.
gostei da matéria gostosa de ler e traz um certo saudosismo…..
Deviam ter colocado as datas de cada emprego, ou pelo menos o século
Os caras até pra caçar ratos no esgoto não deixavam de usar gravata.
Post muito bacana!!!!!
Kkkkkkkk. Fui empregado da segunda profissão.
mas quem acordava o alarme humano ?
Minha mãe foi telefonista e na falecida TELERJ operava um aparelho semelhante aos das fotos…
Muito interessante, profissões que jamis imaginava que existiam. Parabéns pelo site.
trabalhei como fotografo lambe lambe na praça montese marechal hermes rj essa profissao foi extinta trabalhei dez anos contato 21999551024
Existiu uma profissão chamada VAGA-LUME. Eram funcionários de cinemas, manuseando lanternas pra que as pessoas achassem, no escuro, alguma poltrona vaga.
Taquigrafo: alguém poderia dizer se ainda existem nos fóruns de justiça?
No cinema de minha cidade havia o “VAGALUME”, e, um fat interessante, é que, nas “matinées” eles eram mais úteis, porque, chegando da rua, vindo de sob uma intensa luz solar, ao adentrar o recinto do cinema, as pessoas se “sentiam cegas”, pois o impacto da mudança de ambiente claro/escuro cegava completamente, e aí o “Vagalume” entrava em ação, sob pena de, em não atuando, deixar acontecer acidentes de consequências desastrosas, como “sentar no colo de alguém, etc…”.
Os leiteiros eram de uma época em que ainda se precisavam de vacas para produzir o leite.
antes o leite não sofria o processo de pasteurização no moldes de hoje, e não haviam tantos supermercados e refrigeração.