Qual apartamento comprar em Moema?

Ao se mudar, muitas pessoas vêem as diversas opções de imóveis para compra: imóvel na planta, apartamento já pronto usado ou novo, ou até mesmo para alugar. Confira qual a melhor opção para comprar um apartamento em Moema, em São Paulo. 

O que é um apartamento na planta?

É um apartamento que está ou será construído; Toda a negociação é feita com base nas plantas, no decorado e na maquete do prédio. Isso significa que você não vê o produto final antes da compra, porém, você tem recursos visuais para ajudar na decisão.

Nos estandes, você encontra um corretor da imobiliária e, muitas vezes, os decorados. Eles são a reconstrução daquilo que os possíveis compradores vêem nas plantas, ou seja, é como se um apartamento estivesse pronto e decorado para que os visitantes tenham uma ideia mais clara de espaço e de decoração. 

Geralmente, a obra dura entre 3 a 4 anos, o que pode desencorajar aqueles que precisam de um abrigo mais rápido, porém, essa demora é o que possibilita um pagamento mais fácil. 

O longo período de construção faz com que o pagamento da entrada não precise ser pago à vista, podendo ser parcelado, diferentemente de imóveis usados, que exigem um financiamento de 30% a 40% do valor total do imóvel. 

Uma vantagem de um apartamento na planta é a possibilidade de customizar e decorar o espaço com a ajuda da incorporadora. Isso implica na mudança de pisos, armários e até alteração na planta inicial, como a remoção de uma parede para abrir mais o cômodo ou criar um balcão na cozinha. Por exemplo, um apartamento de 4 quartos, em São Paulo, pode virar um apartamento de 3 quartos, com a expansão de um deles.

Outra vantagem é a de que é tudo novo, então é menos provável que haja algum problema na fiação ou de infiltração, por exemplo. Também acontece do imóvel na planta se valorizar mais que um apartamento já pronto, pois a construtora realiza um estudo no local, para checar a qualidade de vida oferecida na região. 

Apartamento já pronto

Outra opção é um apartamento já construído. Ele pode ser usado ou não. Diferentemente do imóvel na planta, um apartamento já terminado não permite mudanças em sua estrutura (a menos que seja conversado com um arquiteto e um engenheiro sobre a possibilidade de alterações). 

Algumas personalizações podem ser feitas e são as famosas reformas. Outro fator é a possibilidade de problemas na infraestrutura elétrica ou hidráulica, que podem custar um bom dinheiro para serem arrumados, dependendo do grau em que estão.

É possível citar que a personalização do local é feita pelo próprio morador, e muitas vezes, isso pode incluir a retirada de papéis de parede, a pintura, os móveis (planejados ou não) e a disposição da decoração no espaço. 

Diferentemente de um imóvel na planta, um apartamento já pronto pode se desvalorizar ou se manter estático, ou seja, vem valorizar e sem decair. Isso significa que a área do prédio pode perder pontos, seja por problemas urbanos, pela diminuição do comércio e de outros serviços ou até mesmo pela violência, já que a qualidade do lugar pode diminuir ou permanecer estática, sem muitas mudanças.

Encontre um apartamento de 1 quarto em São Paulo e outros modelos com facilidade!

Compartilhe este artigo