Começar numa nova empresa não é uma atividade muito simples. O novo ambiente traz consigo uma série de incertezas e algumas ciladas que devem ser encaradas com muito cuidado. O site Universia listou alguns desses cuidados e nós criamos uma lista que, de maneira inversa, mostra dicas de sair-se bem no primeiro mês de trabalho.
1. Não seja pontual
Chegue atrasado, saia mais cedo e deixe de cumprir no prazo algumas tarefas que são delegadas a você. Não existe nada mais desagradável do que seus superiores perceberem que você não mostra interesse pelas suas metas.
A constante falta de pontualidade indica que o profissional é irresponsável e descomprometido.
.
2. Fale mal dos clientes com outros clientes
Algumas pessoas tem o péssimo hábito de criticar um cliente na frente de outro. Guarde suas observações para você mesmo ou então compartilhe com outra pessoa, desde que tenha certeza que algum cliente não esteja escutando. Esse tipo de atitude demonstra anti-profissionalismo e causará insegurança nos seus superiores.
.
.
3. Seja desorganizado
Mesa bagunçada pode dar a impressão que o funcionário é desorganizado e fazer com que seu chefe fique de olho em você. Atualmente os escritórios tem adotado as mesas compartilhadas, cuja disposição entrega claramente quem é o mais bagunceiro da sala. A mesa de trabalho, além de ser o seu cartão de visitas é o local onde você desenvolve suas atividades, portanto, a bagunça pode acabar comprometendo sua produtividade.
.
4. Exponha-se ao máximo
Quer virar assunto na nova empresa? Seja o famoso “conversador”. Algumas pessoas não percebem que ao chegarem num território novo devem, antes de mais nada, observa-lo. Chegar conversando demais, forçando amizades e sem medir as palavras certamente farão com que você fique marcado pelos seus superiores. Esse tipo de atitude costuma ilustrar a personalidade de pessoas que causam intrigas e fofocas. O ideal é conquistar seu espaço com o passar do tempo, de forma natural.
5. Gaste seu vasto vocabulário de gírias e palavrões
Sejamos sensatos… ambiente profissional não é o melhor local para despejar seu vocabulário informal. É bom evitar as gírias, ou se não conseguir, é melhor usa-las com cautela. Aprenda também a conter o tom de sua voz. Ambiente profissional exige limitação no tom e cuidado nas pronúncias..
.
6. Não adapte-se à cultura da empresa
Cada empresa, mesmo que seja do mesmo ramo de uma outra, possui normas e regras próprias. Tentar propor inovações pode soar, no mínimo, pretensioso. Antes de sugerir mudanças procure conhecer o ambiente e evite as comparações com o ambiente de trabalho antigo.
.
.
7. Isole-se dos colegas
Olhar para o próprio umbigo mostra que, no mínimo, você é individualista e não consegue conviver em equipe. Nessa fase é importante fazer novas amizades, porém, respeitando os limites. Vale almoçar com os colegas e pedir apoio quando necessário. Seus superiores perceberão que você é um profissional que consegue trabalhar em equipe.
.
8. Demonstre desinteresse em aprender
Nada é mais frustrante do que um novato desinteressado. Os primeiros meses na nova função exigem que você esteja atento a todo tipo de informação, sobretudo àquelas que afetarão diretamente suas funções. O desinteressado naturalmente chama atenção dos superiores..
.
.
9. Use e abuse do celular, MSN, Orkut e afins
Estar permanentemente disponível para contatos não profissionais é algo que revolta qualquer chefe. Usar o celular com frequência, viver teclando no MSN ou enviando scrap no Orkut são atividades “anti-produtividade”. Ao entrar numa reunião crie o hábito de desligar o celular. Estar disponível para o mundo pode demonstrar que você está indisponível para suas tarefas profissionais.
.
10. Descontrole-se e cobre respostas imediatas
É natural que o novo funcionário queira saber qual a visão dos seus superiores a seu respeito, o que não é normal é descontrolar-se e demonstrar ansiedade. Sem dúvida, os chefes estão avaliando e no momento adequado darão as respostas necessárias. Mas caso você queira receber sua rescisão prematuramente, basta passar uma imagem de insegurança e falta de controle.
Faça isso e ganhe realmente uma imagem negativa de sua pessoa para todo o sempre. Lembre-se de que algumas empresas pedem referências em seus trabalhos antigos e isso pode lhe influenciar NEGATIVAMENTE. Obviamente que esse post é uma brincadeira (eu o encaro assim) mas se levar a sério, pode destruir sua carreira profissional.
Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z ……………………..
Sem contar que algumas atitudes ali listadas causam Justa causa!!!
absolutamente…
eusó n entendi pq alguem gostaria de ser demitido no 1o mes de trabalho.. =/
a noticia poderia ser mais interessante se o TITULO fosse “o que nao fazer para…”
acho que a pessoa perde o interesse total em ler, né?
mas….sei lá vai entender…
Os leitores desse blog não conseguem entender que isso é apenas uma brincadeira? o.O
Santa ignorancia!
Buteco sempre com noticas cheias de entretenimento e engraçadas…….
mto bom 😉
Eu entendi, fica frio rsrsrsrse tem razão, tem gente que não quer nada com nada, vai na entrevista, dinâmica mas quando vê que poderia ser um emprego duradouro e vai tomar “muito tempo” do descanso e a família tá só falando nisso de alegria….a pessoa quer sair fora, mas já deu pra provar que é capaz, como muitos não achavam rsrsrs,
Abraço,
Deveria ser demitido.
Post muito mal feito, alem de somente adaptar uma copia, adaptou muito mal.
Ex.:
“Ao entrar numa reunião crie o hábito de desligar o celular.”
Tua intenção não é ser demitido?
Em certas empresas q o cara fizer isto ele pode ser promovido, pois, vão achar q ele atua como em um relação aos demais… hehehehe
MASTURBE-SE OLHANDO PARA A SECRETÁRIA DO PATRÃO….
MASTRUBE-SE OLHANDO PARA O PATRÃO OLHANDO A BUNDA DELE DÊ BANDEIRA BALANÇE O PAU SE VC É GAY MELHOR AINDA.
OLHE PARA A FOTO DA FAMÍLIA DELE DE PREFERÊNCIA PARA A FILINHA DELE DE 3 ANOS PRINCIPALMENTE SE ELA ESTIVER SENTADA NO COLO DELE E FAÇA COMENTÁRIOS DO VESTIDINHO CURTO DA GURIA……
Raramente opino em blogs, mas não posso me conter quando
vejo comentários como esses aqui postados. Essa geração só
tem patetas, retardados e analfabetos. Não entende ironia, NÃO
SABE ESCREVER, mal sabe ler, enfim. é uma geração de ver-
dadeiros energúmenos (vão ao dicionário, apedeutas!).
Quanto à materia, é muito boa.
a materia e maneira quem nunca entrou no msn ou orkut no trabalho cuidado pode ser vc
Nossa, adorei a matéria, muito boa…É uma pena que tem gente incapaz de entender uma irônia…Santa paciência!
Quanto a dica nº 08, não tem nada mais irritante do que uma pessoa apática na equipe…Aquela que está lá sabe-se Deus por que…
Bjão
Concordo inteiramente com o Ademir sobre o escrito por Willian.
Estamos numa geração de retardados e analfabetos que não sabem mais escrever português, suas vidas resumem-se a contatos de orkut, e línguas de msn (verdadeiros atentados à língua pátria), tornaram-se tão fúteis quanto os “scraps” que enviam. Enfim, viva a imbecilidade generalizada!
O povo tem o governo que merece!