Fim de mais uma eleição no Brasil e temos mais um presidente da República eleito de maneira democrática.
Mas você lembra de todos? Se você não lembra ou faltou aquelas aulas de história, que tal relembrarmos quais foram os presidentes do Brasil pós-regime militar?
João Batista Figueiredo (com a faixa) foi o último presidente do período militar no Brasil. Teve função de preparar o Brasil para a abertura política.
José Sarney foi o primeiro presidente após o regime militar. Sarney alcançou a presidência da República após a morte de Tancredo Neves, que havia vencido as eleições e faleceu em abril de 1985, sem ter sequer assumido o cargo. Sarney iniciou o mandato em 1985 e finalizou em 1990.
Mais lidas da semana:
- Tubarão quase ataca nadadora segundos antes dela entrar no mar
- Turista que morrem em queda de tirolesa filmou acidente; assista
- Vídeo mostra procedimento que impossibilita abrir olhos por 7 dias e viraliza
Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito diretamente pelo povo após o regime militar. Seu governo, porém, começou a sofrer pressão e foram descobertos esquemas de corrupção, dando início ao processo de impeachment. Collor renunciou ao cargo no final de 1992, apenas dois anos depois de ter assumido (1990).
Após a renúncia de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência, em 1992, herdando uma grave crise financeira e inflação galopante. Seu governo foi marcado por um plebiscito para a população escolher qual regime político preferia, vencendo a república e o presidencialismo. Itamar governou de 1992 a 1995.
Em 1995, o Brasil elegeu Fernando Henrique Cardoso, levando à frente o Plano Real. Ele foi reeleito em 1998, finalizando um período de 8 anos de mandato em 2003.
Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez em 2003. Lula foi o primeiro ex-operário a se tornar presidente do Brasil, na sua quarta candidatura para este cargo e derrotou naquela ocasião o candidato do PSDB, José Serra. Em 2006, ele se reelegeu para a presidência, derrotando outro candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com mais de 60% dos votos válidos. Sua estadia na presidência foi concluída em 2011. O governo Lula terminou com aprovação recorde da população, com número superior a 80% de avaliação positiva.
Após a passagem de Lula, Dilma Vana Roussef tomou posse em 2011. Ela foi reeleita e em 2014 iniciou o novo mandato, que não foi concluído, pois sofreu um processo de impeachment sob acusação de cometer crime de responsabilidade fiscal. Em 2016 ela foi deposta do cargo.
Após a cassação de Dilma Houssef, quem assume a presidência é Michel Temer, seu vice. Como interino, ele ficou na cadeira de presidente por dois anos, de 2016 a 2019.
Após o fim do mandato de Michel Temer, Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente da República, em 2018. Em 2022, tentou a reeleição, mas acabou perdendo para Luiz Inácio Lula da Silva (alcançando seu terceiro mandato), tornando-se o primeiro presidente a não conseguir se reeleger.