A Sabesp, Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, divulgou ontem um número que preocupa muito os paulistanos. A capacidade de armazenamento de água do Sistema Cantareira caiu para 3,6%, indicando uma queda de 0,2 pontos percentual no volume do dia anterior. A situação na capital é crítica e quase toda a cidade já sofre os efeitos.
Através do Google earth é possível comparar o “antes” do sistema, em maio de 2012, e o “depois”, de abril deste ano, quando o sistema tinha 12% de volume útil, e a situação já era assustadora.
Para quem não sabe, o Sistema Cantareira, composto por um conjunto de represas, abastece cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.
Alguém já ouviu falar em sistemas de reuso de águas?
Alguém já ouviu falar em captação de águas pluviais?
Alguém já ouviu falar em otimização de água nas tarefas mundanas?
Porque as fábricas de alumínio, cervejarias, industrialização em geral não são profundamente penalizadas? Elas gastam PLANETAS de água.
Água é o sangue desse planeta. É a PORRA de um recurso LIMITADO.
Quando virem que não se consegue beber petróleo e que diamante é difícil de digerir, tomarão as providências que já EXISTEM.
Posso GARANTIR que o futuro, com escassez severa de água, não será para todos.
Perfeita colocação Rafael 3° Guerra Mundial não vai demorar muito pois nenhum ser vivo vive sem água.
É paulistas nós vimos vocês terem ido votar sem tomar banho.
É Paulistas, a situação de vocês não esta nada bem. Espero sinceramente que a situação se reverta. E espero mais. Que todos nós brasileiros encaremos nossos recursos naturais com mais responsabilidade.
Meu estado tem água em abundancia “dizem…” e realmente espero que na ausência total dos reservatórios de vocês, não haja politicagem que impeçam de partilharmos a mesma água, usando-a com respeito, responsabilidade, inteligência e moderação, para o bem de nós todos.
Já ouviu falar em incompetência tucana?
castigo por conta do preconceito com a região nordeste !
seca esta tão brava em SAMPA que nem suor a gente sua ..sai um pozinho da cara…..
E eu com os paulistas? são todos uns cuzões mesmo, aqui em SC temos água a vontade, logo mas irei gastar uns mil litros de água potável para lavar meu carro, molhar a grama, minhas plantas e lavar a calçada, e acho que provavbelmente vou esquecer a torneira aberta até amanhã cedo.
Essa seca tem a ver com tudo, menos com castigo ou praga de nordestino.
Não é de hoje que se alerta para as consequências nefastas da degradação do meio ambiente, da exploração sem limites, ora… o resultado está ai na mudança climática de forma mais rápida que se esperava.
Os ventos estão mudando de direção, levando, ou prendendo as chuvas em outras regiões, bem como tornando as chuvas cada vez mais irregulares.
Junte tudo isso: Falta de consciência ecológica, ganancia desenfreada, desmatamento sem controle, crescimento populacional desordenado, falta de ações preventivas por parte de sucessivos governantes (Até do mundo), e o resultado será o caos, guerras e a nossa extinção.
Alguém duvida?
VCS TÃO FUDIDO AE DO “SUDESTE” SE NÃO TOMAREM ATITUDES DE SUSTENTABILIDADE …….SEUS FUDIDOS….
hAA………AKI NO MATO “RONDÔNIA” AINDA TEM ÁGUA PA KARAIO
Parabéns pelo seu modo de pensar, muito inteligente
eu acho que isso que acontece quando se centraliza todas as industrias , de um pais em unico estado.
um pais tão grande tão vasto , precisando de progresso industrias e empregos , se focaliza em dois estados rio e são paulo.
não pense que isso vai acabar se chover ,isso e problema de urbanização talvez jamais vista no mundo.
pois se ja aconteceu devesse ver qual foi a solução do problema encontrada .
Vídeo em LIBRAS vc irá gostar….. Coração igual ao teu…
https://www.youtube.com/watch?v=mZRsXd1U1YM&index=55&list=LLmF5PzbRtX3XBbsBJa6GJsg
VAI SER UMA IRONIA O POVO DO SUDESTE FUGINDO DA SECA PARA O NORDESTE.