Todas as manhãs, entre 7 e 14 de julho, seis touros de meia tonelada cada são soltos no centro histórico de Pamplona, onde milhares de aventureiros, muitos deles dos Estados Unidos e da Austrália, lotam as ruas de pedra para correr à frente dos animais.
A corrida de segunda-feira foi a mais violenta deste ano, pois um touro se soltou da manada e atacou vários participantes.
Um homem ficou preso entre uma parede e os chifres do animal durante vários segundos, enquanto outros participantes batiam no bicho e tentavam puxá-lo pelo rabo. O homem finalmente conseguiu escapar, e o touro seguiu adiante em meio à exaltada multidão até a arena, onde ele chifrou o toureiro colombiano Aníbal Agudero, 32, e abriu uma fenda de 14 centímetros na sua coxa.
A rádio pública disse que um sargento da polícia, de 41 anos, foi atingido quando tentava alertar a multidão de que o último touro havia dado meia-volta e estava regressando na “contramão”
Um homem foi esfolado por um chifre, e Christopher Seaton, 24, da Flórida, quebrou o pulso. Também há vítimas de fraturas e traumatismos cranianos.
Foram necessários mais de cinco minutos para encaminhar os touros pelos 825 metros do trajeto, o que normalmente acontece em dois ou três minutos. Uma vez na arena, já à noite, os animais enfrentam a morte inevitável diante de um toureiro munido de capa e espada.
Desde 1910, 15 pessoas já morreram no festival de Pamplona, a maioria devido a chifradas. Não houve mortes dessa forma neste ano, mas duas pessoas morreram no fim-de-semana ao caírem das muralhas medievais da cidade.
Pesquise DVDs de tourada
Kambada de retardado…
Não tenho um pingo de dó destas pessoas….somente dos animais
Que tradiçao ridícula é essa…dó apenas dos animais….
Tradição ridícula…
bem feito .. pro pessoal …… tô do lado dos touros
SERÁ QUE NÃO EXISTE ALGUMA ORGANIZAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS (OS TOUROS CLARO!!) QUE POSSA INTERVIR NESTA PALHAÇADA????
RIDÍCULO….
Como se trata de uma tradição de um povo, é um tanto complicado criticar, mas como eu queria que sobrasse um chifre pra cada pessoa envolvida nessa carnificina.
Meus pais são Espanhois, porém eu nasci no Brasil e, abomino tudo isso e sempre fico torcendo pra que o touro meta um chifre neles!!!!