Está aí um vídeo que promete deixar muita gente agoniada só de assistir. Duvida?
Apesar de muita gente acreditar que os bebês já nascem sabendo nadar, este é um mito. Os bebês não nascem com força suficiente para erguer a cabeça para fora da água, nem com capacidade para controlar a respiração de forma consciente. Até mesmo porque o uso do aparelho respiratório inicia apenas depois do nascimento. Quando estão na barriga eles conseguem sobreviver porque todo o oxigênio é obtido por meio do cordão umbilical. Portanto, essa desenvoltura que vemos é apenas aparente. Os movimentos do bebê são muito mais fruto de reflexos do que resultado de uma coordenação motora suficiente para se manter e se movimentar sozinho na água.
Esse bebê é bem novinho mesmo e dá agonia, mas a partir de certa idade muitas escolinhas de natação (pelo menos nos US) estão ensinando os bebê a simplesmente dar essa virada para ficar com o rosto fora da água caso caiam acidentalmente na piscina de suas casas… Acho importante pois esse tipo de acidente ocorre muito… Parece que é o maior (ou um dos maiores) motivo de acidentes domésticos que levam à morte.
Na verdade, bebês bem pequenos tem a capacidade não de nadar, mas de se manterem submersos sem afundarem e de prenderem a respiração. Porém, quando são um pouco mais grandinhos, 1-2 anos, esse reflexo é perdido.
Da mesma forma é o “andar’, que bebes apresentam como reflexo da marcha quando em posição ortostática, mas com o passar do tempo também perdem.
Parece aquele bebê do filme “A Lagoa Azul”.
Ola
deixo meu comentario
não sei de quem e a informação do site, mas e como pessoas destas que a midia esta forrada de mentirosos e cada vez mais da nojo de ver televisao e reportagens de pessoas escrotas que fazem sensasionalismo em cima de nada.
partos na agua ja se sabe ha muito que desenvolve a capacidade dos bebes de nadar, e este da reportagem não e um recem nascido, ja sabe nadar e muito bem.