No Congo, minas não regulamentadas empregam milhares de trabalhadores, extraindo cobalto para baterias. Essas minas geralmente desmoronam e os trabalhadores presos são desenterrados manualmente, se tiverem sorte. No vídeo que você confere a seguir, um desses episódios dramáticos e assustadores é mostrado para termos uma ideia do quão perigosa é essa rotina.
O Congo produz 70% do cobalto do mundo, uma parte essencial das baterias de íon-lítio que dão aos veículos elétricos o alcance e durabilidade necessários. Como não há controle, geralmente entram em colapso.
Veja também:
- Os mais estranhos nomes de duplas sertanejas do Brasil

- 5 cápsulas do tempo que parecem ter saído de um filme de ficção científica

- Fotos interessantes e as histórias por trás delas (Parte 438)

- 5 pontes que poderiam mudar o mundo, mas são praticamente impossíveis de construir

- Essa fotos são reais ou criadas por inteligência artificial? Teste seu olhar!

Curiosamente, apesar de suas vastas reservas minerais, a República Democrática do Congo continua sendo um dos países mais pobres do mundo. Cerca de dois terços da população vive com menos de US$ 2,15 por dia, de acordo com o Banco Mundial.

QUEM FAZ