O Festival de Música e Artes de Woodstock foi o mais importante festival de música de sua época e sem dúvida, um dos maiores do mundo.
Para quem não sabe, ele ocorreu numa fazenda em Bethel, Nova Iorque, durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969 e, embora tenha sido projetado para 50 000 pessoas, mais de 400 mil compareceram, a maioria das quais não pagaram o ingresso. Todo o evento provocou uma grande balbúrdia, com rodovias congestionadas e Bethel sendo ocasionalmente considerada “área de calamidade pública”
Sinônimo de liberdade, Woodstock recebeu a participação de vários movimentos, como: hippie, folk, rock e blues, representando a diversidade e a contestação ao conservadorismo da época. Mas hoje, como seria um “novo Woodstock”? Será que teríamos os grungies, os EMOS, os funkers, darks, góticos, hippies, rockers ou seria mais um dos tradicionais mega-shows que ocorrem em estádios de futebol?
Clique aqui e veja várias fotos e curiosidades sobre o evento.
Pesquisando na Wiki, pude descobrir várias curiosidades sobre o mega-evento:
– A banda Grateful Dead tocou durante a chuva. Alguns membros da banda tomaram choques durante a sua apresentação e Phil Lesh (o baixista) ouviu o rádio de transmissão de um helicóptero através do amplificador de seu baixo enquanto tocava.
– The Doors inicialmente concordaram em tocar pois acharam que o festival fosse ocorrer no Central Park, mas decidiram ir contra a idéia quando souberam que o festival ocorreria em uma fazenda isolada da cidade. Além disso, Morrison tinha a idéia de que alguém atiraria nele e o mataria quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico “Let’s Go Get Stoned”.
– O grande Jimi Hendrix estava agendado para tocar no domingo, mas, pelas ocorrências inesperadas, acabaram por tocar na manhã de segunda-feira, quando restavam apenas 35.000 pessoas.
– Apesar do festival ter abrangido uma multidão de 500.000 pessoas, apenas 200 pessoas foram presas no local por ofensas, mesmo estando sob os efeitos incontestáveis das drogas.
– Foram documentadas apenas duas mortes no festival: uma pessoa morreu de overdose, a segunda pessoa morreu ao ser atropelada por um trator enquanto dormia no campo. Algumas fontes afirmam que há uma terceira morte, de que uma pessoa que morreu devido a uma apendicite, mas isso ainda não foi provado.
– A banda canadense Lighthouse estava certa de que tocaria no festival, mas, no final, acabaram decidindo por não tocar, pois temeram que aquilo fosse uma cena ruim para a banda. Mais tarde, alguns membros do grupo disseram que se arrependeram da decisão.
– Os promotores entraram em contato com John Lennon, pedindo para que os The Beatles tocassem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram.
– Para comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock ’94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir 40 bandas, entre eles o Nine Inch Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos como Peter Gabriel, Carlos Santana e Joe Cocker. Outra edição ocorreu em 1999, registrando altos índices de violência. O evento mostrou-se economicamente inviável, e foi a última tentativa, fracassada, de reviver o mito de “paz e amor” do Woodstock original.
– O Brasil também tentou emular a aura hippie. Em 1971, na cidade de Guarapari, foi realizado o “Festival de Verão de Guarapari”, que, devido à falta de verbas dos organizadores foi um fracasso retumbante.
Já em janeiro de 1975, na Fazenda Santa Virgínia, em Iacanga, interior de São Paulo, aconteceu o primeiro “Festival de Águas Claras”, também anunciado como o pretenso “Woodstock brasileiro”.
Credo velho jamais que eu queria viver numa vida dessa aff que desconforto e esse e isso ai devia durar dias e dias credooooo!!!
muito foda!
que nada curtiram tudo numa nice……. tudo muito louco ta ligado? huhauha
mas acho que se fosse com a turminha de agora seria uma pancadaria só! o povo hj em dia so sabe resolver as coisas na base da PORRADA!
FELIZ AO NOVO.
putz como eu keria ter vivido nessa epoca…ia curtir muuuuuuuituuuu
Tentaram fazer um Woodstock dois há alguns anos e o resultado foi terrível. A começar pelas músicas e terminar em quebradeira. Os jovens de hoje não sabem aproveitar as coisas boas da vida. Preferem destruir.
cool
Esse festival teve a finalidade de juntar hippies fedidos, asquerosos e patéticos, nóias, drogados enfim uma legião de inúteis !!
Se eu tivesse nessa época eu iria com certeza cara *—*. Naqueles tempos as pessoas eram mais lights e tal. Ia ver cada banda *—* muito bom esse post. Parabéns!
se fizessem isto Hj em dia iria ser uma carnificina total…..
Tem uns nabos aí que acham que só serviu pra juntar hippies fedidos, asquerosos e patéticos…. mas e se fosse hoje? Iamos ter um monte de “mano” fazendo cara feia e jurando que é malvado, dançando e fazendo gestos que ninguém entende ao som de algum sujeito destilando seu ódio a humanidade com uma corrente de prender rottweiler no pescoço em cima do palco… ou então a Britney Spears ou a Madonna com muitos dançarinos e pouca música, ou metaleiros raivosos marretando nossos ouvidos como um rugido vindo do inferno. Pensando bem, eu prefiro os hippies fedidos, asquerosos e patéticos….
O importante é saber entender q o rock só tem evoluido….Enquanto em meio tanta globalização, jovens vem destruindo toda essa evolução com suas idiotisses…. Parabéns por lembrar…..
olha o mr lúdico na penultima foto xD
sheusuehusuehushuehushuehuse
isso tava mais pra m campo de refugiado do q um show “organizado”
WE WANNA ROCK ROLL ALL NIGHT!!!
MASSA DEMAIS!
Caraca!Q irado!Eu tenho 22 anos e só conhecia Woodstock de ouvir falar(muito) e não sabia q tinha sido tããão legal!
Me amarrei nessas fotos…e concordo com todos q dizem q hoje em dia isso não daria certo…a força bruta predomina.
Inveja de qem viveu essa época e principalmente de quem estava lá.
Vlw Oneberto!
Sou mais os hippies dessa época, e woodstock, do que show da madona, com um bando d gnt sem propósito.
Qria eu estar lá!
Esse festival teve a finalidade de juntar hippies fedidos, asquerosos e patéticos, nóias, drogados enfim uma legião de inúteis !! [2]
Certamente, só houveram coisas ruins e que desagradaram a Deus. Drogas, mortes, levianismo, orgias, corações despedaçados. Claramente se tratou de algo do demônio. Que coisa horrível e aterradora, meu Deus!
João, ainda bem que tu deve ter ido lá, pra afirmar isso com tanta certeza né. -.-‘
Mano sempre tem uns caras falando q é de deus pra vir falar bosta. Cazzo viu, eu num vou na sua igreja reclamar que os desafinados do coral tão enchendo o meu saco
Putz, nunca vi tanto EMO comentando aqui no post, aliás falando mal e com nojo dos hippies. Eu gostaria de ter vivido essa época.
Putz…deve ter sido muito louco!
Queria ter estado lá…
Feliz ano novoo!!
Pra quem realmente quiser se interar de como foi todo o festival, disponibilizo aqui o filme, na versão Full, com qualidade de DVD.
Senhores moralistas de plantão, recomendo assistir, depois tecer seus comentários tão fétidos quanto os supostos hippies fétidos que vcs gralharam ai.
Dvd 1
Parte 1 – http://w16.easy-share.com/1700251633.html
Parte2 – http://w16.easy-share.com/1700251629.html
Parte3 – http://w13.easy-share.com/1700252273.html
Parte4 – http://w13.easy-share.com/1700252241.html
Parte5 – http://w15.easy-share.com/1700251627.html
DVD 2
Parte 1 – http://w13.easy-share.com/1700257046.html
Parte 2 – http://w13.easy-share.com/1700257213.html
Parte 3 – http://w15.easy-share.com/1700257994.html
Parte 4 – http://w15.easy-share.com/1700258165.html
Parte 5 – http://w14.easy-share.com/1700258930.html
Parte 6 – http://w14.easy-share.com/1700258303.html
1-Disco: 454Mb
2-Disco: 466Mb
Legendado em Português.
Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin, Joe Cocker, e por ai vai.
quem quiser só a trilha sonora em MP3
http://w13.easy-share.com/15133981.html
Assistam e reconsiderem seus comentários….
Nasci em 1950, filho de uma hooker americana, e um marinheiro brasileiro. Estive em Woodstock. A maconha era coisa rara… o que mais tinha era LSD..muito pico na veia, e muita viagem. Se droga matasse, eu estaria morto há decadas. Porém, sobrevivi, e cheguei ao Brasil, tentando encontrar meu pai. Não consegui achar,mas encontrei uma carioca maravilhosa, com a qual casei e tivemos dois filhos,que estao com dez anos, e nao me arrependo de nada que fiz na minha geraçao Beat(ou hippie). Make Love, not War.
Impossível resumir o Woodstock em algumas frases. A informação de que houve 200 prisões é discutível; da mesma forma, os registros indicam que o festival foi programado para 200 mil pessoas e compareceram 500 mil. As estradas de acesso ficaram bloqueadas pelo afluxo de veiculos e os jovens apenas abandonavam seus carros e seguiam a pé. Os alimentos foram racionados e partilhados por todos, não houve prisões nem violência de qualquer natureza. Casos de atendimento médico: Uma bad trip de ácido e dois nascimentos. Não houve briga nem tumulto.
Já o festival realizado em comemoração dos 30 anos foi uma sucessão de tumulto e violência, tendo culminado com uma quebradeira. Outros tempos, não é?
Isso me fez lembrar algumas raves… esse é o verdadeiro significado das raves, paz, amor e liberdade…
Eu considero as raves como o woodstock.
Tudo muito bom, tudo muito bonito, mas a real é que são tudo um bando de rockeirinho metidos a revoltadinhos contra o sistema, drogados e bêbados, só que são sustentados pelos papais!
Teria alguma diferença com os rockeirinhos de hoje em dia???
Rockeiro é cheio de ideologia e tudo mais… mas não passam de pessoas alienadas que de tanto querer ser diferentes acabam sendo todos iguais. (ex: vestimenta, idéias…)
Muito foda, queria muito ter vivido essa época xD
Os caras eram ‘legalize’ mesmo!!
Danilo Maciel é piá de prédio, muito EMOOOOO!!
o Bruno é EMO, filinho de papai é vc piá, gosta de Nx zero!!
Isso ai Paul, sou contra as drogas, qq uma mais “Make Love, not War” estou dentro!
abraço brother
É isso ai Roque, grande abraço
Esse festival teve a finalidade de juntar hippies fedidos, asquerosos e patéticos, nóias, drogados enfim uma legião de inúteis !! [3]
Paulo-PIRATARIA É CRIME!!!
não baixem filmes piratas.
como vc tem moral pra falar algo ao mesmo tempo que incentiva a pirataria?
Putz tá cheio de moralista por aki
o melhor evento de todos os tempos….
Puuuts Como eu queria ter ido nisso!!!
Meu pai já foi Hippie, e não é nada assim como dizem de sujeira e drogados…. Claro que existiam os mais exaltados… mas onde não há!
Agora vem uns sujeitos sem nenhuma CULTURA (e quando digo cultura não me refiro a Brittney, Strike, Madonna.. ) e falam mau? Vei.. pesquisem, ou ao menos leiam o post.. o que duvido que tenham feito!!
ESTE SIM É O MELHOR POST DE TODOS OS TEMPOS DO BUTECO!!!
VALEU ONEBERTO!!!
queria ter vivido nessa epoca pora poder…….
DA PORRADA NESSES HIPPIES SUJOS.
sem estudo, sem higiene, sem saude, sem razão, sem noção.
so perdeu quem não foi. acredito que ate os conjuntos que foram convidados e não foram se arrependeram depois de alguns anos. um abraço a jimi hendrix.
nao são moralistas. é pior, são pos modernos o raça. um bando de yuppies fracassados
Como tem gente ignobruta neste Brasil, traduzindo ( IGNOBRUTA) “Pessoas ignorantes e Brutas”, Eu estive lá durante tres dias e não vi nada, absolutamente nada de anormal comparado aos dias de hoje. Hippies nunca fora sinonimo de sujeira e burrice, pelo contrario foram pessoas de niveis de educação e cultura bem elevado, talvez por isso pregacem a paz e amor, enquanto hoje os não fedidos pregam GUERRA.
A música hoje, ou melhor o que se chama de música hoje não passa de barulho. tenho dito. enfim quem não esteve lá, ou não tem cultura sufiente, só falar asneira sobre o referido assunto.
desculpem erros de gramatica, não sou Brasileiro.
Esse festival teve a finalidade de juntar hippies fedidos, asquerosos e patéticos, nóias, drogados enfim uma legião de inúteis !! [4]
Esse festival teve a finalidade de juntar hippies fedidos, asquerosos e patéticos, nóias, drogados enfim uma legião de inúteis !! [5]
gostaria muito de estar com a galera do jiu jitsu lá,bater nesses caras ate eles perderem a conciência……
não sou pitboy, mais odeio essa laia de vagabundos e suas ideologias,bando de merda!!!!
Pra quem não sabe os “hippies fedidos, asquerosos e patéticos, nóias, drogados” e “legião de inúteis”, juntamente com os artistas que lá tocaram, transformaram o festival em uma grande manifestação contra a guerra do Vietnã e numa grande corrente pregando a paz e o amor.
Porque ainda existem pessoas ignorantes ao ponto de fazerem comentários inúteis em uma postagem do qual não tem nada do feitio desses ignorantes?
Ah me esqueci que a maioria dos que postam críticas irrelevantes sem ao menos ter conhecimento do evento, não vão entender nem o que estou escrevendo já que são ignorantes, não estou a julgar ninguem, só me desculpem estar falando a verdade!
Aos que não gostaram(sem motivo concreto) do post que se mandem daqui, não tem nada o que fazer comentários, e não precisam nem pensar que a opinião ridícula de vocês não vai fazer outra pessoa daqui mudar de idéia, ou causar uma rebelião com todos a favor de vocês, esqueçam, vocês não tem a mínima vantagem e capacidade de conseguir algo tão grande como isso.
Woodstock foi muito bom, apesar de não ter ido por motivos de ainda eu não ter existido naquela época, só de ter assistido ao DVD foi uma grande satisfação, aquilo sim era cultura que se podia aproveitar, nada de modismo, nada de pirraça, de coisas inventadas de uma hora pra outra sem motivo e que causa uma grande polêmica e moda entre todos.
Bem aos que sabem o que foi, e gostaram um abração Feliz Ano Novo, e um ótimo 2009!
Aos que são ignorantes, continuem pensando da mesma mera maneira que vocês vão longe, e espero que longe de nós!
Para que entendam melhor: “CoNtInUeMm penxandu da mexma MaNeIrA Mano, truta, brow, Que VuXex Vaum LonGe, i expero qi beim LóìôõónGeEehh de Nóix amicco EmUxInHo Mano de plantão!!
Acho que agora entenderam!
hauhauhauhaua Charis A. J. Sage adorei a traducao dps dessa nao tem como nao terem entendido… Abraco a tds e um feliz 2009
woodstock, meu pai era um hippie como aqueles,ele e uma lembrança viva aqui no Brasil,ele foi com um amigo americano que ele conheceu aqui no Brasil quando trabalhava no hotel meridian,em copa,nossa ele contava cada coisa cara me da ate arrepios, pessoas que so queriam uma chance de dizer alguma coisa sem palavras,so no AMOR,na PAZ,e pediam o fim de toda gurra inutil que alimentava o odio daqules tempos fim da diferença entre etnias crenças cor de pele a razao era uma so viver a liberdade com intensidade.cara da pra fazer um livro do que meu pai contava grande homem . paz e amor e um 2009 cheio de alegrias
Primeiro, pra piazada que acha que sabe o que é musica, porque não desce na minha vila com o pessoal do Jiu-jitsu pra ver o que acontece. Segundo pra mesma piazada, NXzero é bom? Fresno é bom? CP alguma coisa é bom? Então acho que vocês estão precisando rever suas vidas, quem gosta dessas coisas, não tem mais nada a fazer na vida que ficar gastando tempo pra falar besteira da verdadeira musica e dos verdadeiros movimentos. Nesta época o jovem era enganjado nas questões sociais, mesmo porque eles estavam em guerra (pelo jeito a única guerra que vocês travam é com seus orgão sexuais), havia muito mais amor e paz, ao contrarário deste pessoal que gosta de ver pancadaria mas não exige seu direito ao vereador e prefeito da sua cidade. Ao contrário de vocês o pessoal ia pra rua protestar pelo que valia e não ficar em casa, trancado no quarto, com uma revista de sacanagem esperando o tempo passar.
Piá, vê se cresce antes de falar besteira.
Woodstock foi o melhor festival de musica do mundo, porque tinha um motivo, ao contrario do que acontece hoje.
Isso mesmo Chico, faço minhas suas palavras!