Algumas fotos ganharam a internet chamando atenção pelas curiosas informações ou pelas imagens. Porém, basta fazer uma pesquisa para descobrir que algumas são falsas, mas continuam circulando com reais.
A foto: “O que aconteceu com uma floresta tropical ao longo de 10 anos”.
A verdade: Esta colagem de fotos se tornou um sucesso graças ao popular #10YearChallenge. A foto foi acompanhada por um texto que diz que a cada 46.000 a 58.000 milhas quadradas de floresta são perdidas pelo desmatamento. A foto parece real especialmente por causa do logotipo no canto direito. Mas, na verdade, esta não é uma colagem de 2 fotos tiradas com 10 anos de diferença, é uma foto de um estoque de fotos. Mostra a Malásia onde a floresta tropical foi removida para aumentar o território para o cultivo de palmeiras.
A foto: Um fotógrafo captura uma foto perfeitamente cronometrada de um homem cozinhando arroz.
A verdade: A imagem é falsa, porque é uma escultura que você pode comprar em uma loja em Tóquio.
A foto: Uma pintura perfeitamente refletida na água.
A verdade: Esta foto se tornou sucesso em muitos sites. Mas na verdade ela é editada. O prédio realmente existe e está localizado em Mariampol, na Lituânia. O ator é um artista de rua chamado Ray Bartkus, que desenhou a imagem de propósito, para que ela fosse refletida na água. Porém os fenômenos naturais é que são responsáveis por vermos a imagem com mais detalhismo, o que não foi o caso da foto citada anteriormente, que foi modificada no computador.
Veja também:
- Fotos de lugares esquecidos e abandonados que vão te impressionar (Parte 01)
-
Fatos curiosos sobre filmes famosos que talvez você não saiba (Parte 03)
-
As 35 melhores fotos do esporte em 2022, segundo concurso de fotografias
A foto: Um lince e um cervo foram encontrados em um escritório debaixo de uma mesa. Eles estavam se escondendo de incêndios na Califórnia.
A verdade: A foto foi tirada em 2009 em um prédio que pertence a uma equipe não comercial de resgatadores de animais. Durante um incêndio em Santa Bárbara, na Califórnia, esses animais foram encontrados perto do rancho de Arnold Schwarzenegger, em gaiolas. Quando resgatados, eles foram colocados em um escritório e o lince logo procurou o corpo do cervo para deitar-se ao lado dele.
A foto: O ano novo em Paris.
A verdade: Infelizmente a foto é falsa. Em primeiro lugar, na véspera de ano novo, os fogos de artifício são lançados da Torre Eiffel. Em segundo, todos os fogos de artifício na foto estão na mesma distância da câmera. E, finalmente, os internautas que moram em Paris afirmam que esta é uma foto falsa. Basta dar uma olhada na foto do verdadeiro show de fogos de artifício para comparar. Acima, o show realizado em 14 de julho.
A foto: Cachorro dorme no túmulo de seu dono todas as noites por 7 anos.
A verdade: A foto viralizou e foi responsável por 60.000 curtidas e 55.000 compartilhamentos. Na realidade, a foto é real, mas a história é inconsistente. O mesmo cão, chamado Capitán, está ligado a outras histórias diferentes também envolvendo túmulos.
A foto: Um dia típico na Rússia.
A verdade: Surpreendentemente, a foto é real. Ela foi tirada em uma cidade na República Tcheca e não foi editada. Porém, o urso não é real – é uma fantasia que 2 ativistas do Greenpeace estavam vestindo. O “urso” faz parte da campanha Salve o Ártico. Ele “caminhava” pelas cidades europeias para chamar a atenção para os problemas do Ártico.
A foto: Um ganso acabou congelado enquanto aquecia um cachorrinho com suas asas.
A verdade: A foto viralizou no mundo inteiro, mas tem origem na China, em 2017. O texto diz que o filhote estava sentado na beira da estrada, congelando. Os patos passaram e o cachorrinho correm em direção a um deles e o cobriu com sua asa. Na verdade, o site de onde a foto surgiu permite que os usuários publiquem seus próprios conteúdos. Isso significa que eles escrevem a própria descrição e não há como descobrir se a foto é real ou não.
A foto: Uma montanha em forma de cabeça de tartaruga.
A verdade: A postagem se tornou viral, mas a montanha não existe – a foto foi feita combinando várias fotos. Por exemplo, aqui estão duas delas.
A foto: Dente de um megalodonte em uma vértebra de baleia.
A verdade: A foto mostra fósseis que parecem um dente de megalodonte e um osso de baleia, mas foram encontrados em lugares diferentes em épocas diferentes. Mas um vendedor talentoso acabou de combiná-lo em uma escultura.
A foto: Um navio de cruzeiro despejando resíduos no mar.
A verdade: A foto mostra, na realidade, um navio de cruzeiro iniciando suas turbinas para lançar uma âncora e as manchas marrons são a areia e o lodo do fundo.